sábado, 26 de novembro de 2016

Fidel Castro faleceu

Semana será de mobilizações em Cuba em homenagem a Fidel
Fidel Castro faleceu na noite desta sexta-feira, aos 90 anos, em Havana Da Redação  São Paulo, 26 de Novembro de 2016 às 08:45
Fidel Castro Ruz / Cubadebate

Palavras de Raúl Castro, em cadeia nacional de TV e rádio: "hoje 25 de novembro de 2016, às 10:29 da noite, faleceu o comandante-chefe da Revolução Cubana, Fidel Castro Ruz. Em cumprimento à vontade expressa do companheiro Fidel, seus restos mortais serão cremados. Até a vitória sempre!"
O Partido Comunista Cubano anunciou que a população poderá homenagear Fidel durante um ato nesta segunda-feira (28), das 9h às 22h, no Memorial José Martí, em Havana. A ação também se repetirá domingo, das 9h às 12h. Segundo o site Cubadebate, a homenagem se estenderá a outras cidades cubanas, já que está previsto o translado por terra do corpo do comandante de Havana até Santiago de Cuba, na outra extremidade da ilha.
Para a próxima terça-feira (29), às 19h, está prevista uma mobilização de massas na Praça da Revolução, também em Havana, que foi palco de momentos marcantes do processo revolucionário cubano.
A cerimônia de cremação está agendada para o dia 4 de dezembro, às 7h, no cemitério de Santa Ifigenia, em Santiago de Cuba.

Transcrito do Brasil de Fato
Universidade cubana lança aplicativo de celular em homenagem a Fidel Castro
Ferramenta permite que usuários acessem imagens, vídeos, áudios e biografia do líder revolucionário.
OperaMundi, 19 de Julho de 2016 às 10:56 Segundo reitora da faculdade, aplicativo para celular "Fidel Entre Nós" é homenagem a ex-presidente cubano / Cubadebate
Uma universidade de Cuba desenvolveu um aplicativo de celular para homenagear o ex-presidente e um dos líderes da Revolução Cubana, Fidel Castro, informou uma matéria publicada neste domingo (17) no jornal oficial Granma.
A ferramenta, chamada "Fidel Entre Nosotros" ("Fidel Entre Nós"), foi desenvolvida por professores e estudantes da faculdade de Matemática, Física e Computação da Universidade Central Marta Abreu de Las Villas.
Segundo o professor Lázaro Jesús Pérez Lugo, a ideia de desenvolver o aplicativo surgiu a partir de um concurso realizado durante a Jornada Científica da universidade.
A reitora da instituição, Yanet Rodríguez Sarabia, disse que o aplicativo é “um instrumento de extraordinário valor para conhecer o itinerário de um homem que transcendeu a história, pela profundidade de seu pensamento e os valores éticos e morais que o acompanham durante sua vida fecunda”.
Sarabia afirmou também que o aplicativo é uma “homenagem” do grupo de professores e alunos a Fidel que, em 13 de agosto, completará 90 anos.
O aplicativo, no momento, está disponível apenas para moradores da ilha caribenha.
Segundo o Granma, o aplicativo traz discursos e textos de Fidel, assim como imagens, vídeos, áudios e uma biografia do líder revolucionário.
Há também uma lista de 40 frases ditas pelo líder cubano e “anedotas” que relacionam o ex-presidente de Cuba a figuras de diferentes áreas do país como a dançarina Alicia Alonso, o músico Adalberto Álvarez, a atleta velocista Ana Fidelia Quirot e os companheiros de revolução Camilo Cienfuegos e Ernesto Che Guevara.
Além disso, há uma seção dedicada a personalidades próximas a Fidel, como os ex-presidentes sul-africano Nelson Mandela, o venezuelano Hugo Chávez e o chileno Salvador Allende e o escritor norte-americano Ernest Hemingway.
 Transcrito do Brasil de Fato.


 Fidel com Che Guevara, em foto de 1960 (Foto: AP Foto/Prensa Latina via AP Images)

Camilo Cienfuegos era um dos colaboradores mais próximos de Castro (Foto: Prensa Latina/AFP)



Nenhum comentário:

Postar um comentário