sexta-feira, 27 de maio de 2016

Campanha contra estupro ganha redes e famosos repudiam crime no Rio


Estupro coletivo de adolescente causou indignação nas redes sociais.


O estupro coletivo de uma adolescente de 16 anos em uma comunidade da zona sul do Rio de Janeiro causou reação nas redes sociais e deflagrou uma campanha contra o crime. Famosos também se posicionaram. Na foto, post da atriz Bruna Marquezine
Foto: Reprodução

RJ teve média de 13 estupros por dia entre janeiro e abril deste ano.

 

Nesta semana, jovem de 16 anos foi vítima de estupro coletivo na capital.
Dados são do Instituto de Segurança Pública (ISP), do governo do estado
.


Clara Velasco e Vanessa FajardoDo G1, em São Paulo
27/05/2016 15h02 -
Adolescente de 16 anos deixa o hospital Souza Aguiar com a mãe após estupro coletivo no Rio (Foto: Gabriel de Paiva/Agência O Globo)
O Estado do Rio de Janeiro teve uma média de 13 estupros por dia entre 1º de janeiro e 30 de abril deste ano. Segundo dados do Instituto de Segurança Pública (ISP), órgão ligado à Secretaria de Estado de Segurança do Rio, foram registrados 1.543 casos de estupro no estado nos primeiros quatro meses de 2016. Ainda não há dados referentes ao mês de maio.

Estupros no RJ

O estupro coletivo praticado contra uma adolescente de 16 anos no Rio de Janeiro reacendeu a discussão sobre este tipo de crime.A jovem foi estuprada no sábado (21) numa comunidade da Zona Oeste da capital.
Em depoimento à polícia, ela disse que foi até a casa de um rapaz com quem se relacionava há três anos. Ela afirma que estava a sós na casa dele. A próxima lembrança que tem é apenas de domingo, quando acordou em uma outra casa, na mesma comunidade, com 33 homens armados com fuzis e pistolas. Ela destacou que estava dopada e nua. A polícia já pediu a prisão de quatro homens.
Segundo o Instituto de Segurança Pública, o local em que houve mais registros de estupros no estado entre janeiro e abril foi a unidade policial de Cabo Frio. Foram 98 casos no total. Já as unidades policiais Praça Mauá, Leblon, Rio das Flores, Porto Real, Silva Jardim e Cordeiro não tiveram nenhum registro. 

Apenas em abril deste ano, foram registrados 428 de estupro no estado - o que também inclui casos de atentado violento ao pudor. No mesmo mês de 2015, o número foi ligeiramente menor - 420 casos. O total de registros nos quatro primeiros meses de 2015, porém, foi maior que o do mesmo período deste ano - 1.690 contra 1.543.

Ver matéria completa no G1 noticias.

'Não dói o útero e sim a alma', diz menina vítima de estupro coletivo.

 

Trinta e três homens são procurados por participação no estupro.
Polícia já pediu a prisão de quatro suspeitos.

  Diante de tantas mensagens de apoio e solidariedade, a jovem acrescentou a mensagem: "Todas podemos um dia passa e por isso. .. Não, não dói o útero e sim a alma por existirem pessoas cruéis sendo impunes !! Obrigada ao apoio", disse a menina, que na manhã desta sexta (27) também aderiu à campanha na rede social pelo "fim da cultura do estupro".
Na noite desta quinta (26), ela já havia feito um agradecimento na internet. “Venho comunicar que roubaram meu telefone e obrigada pelo apoio de todos. Realmente pensei que seria julgada mal”. De acordo com relatos da vítima, 33 homens armados teriam participado do crime.


Ver reportagem na íntegra G1 noticias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário