sábado, 4 de junho de 2016

SIND - UTE/MG convoca paralisação

Em Minas Gerais, temos feito as nossas lutas estaduais em sintonia com as lutas gerais da classe trabalhadora de todo país.
                                                                                                                
Nas assembleias estaduais, realizadas em 16 de março e em 07 de abril deste ano, a categoria debateu e votou pela participação nas agendas de luta em defesa da democracia.

O governo Michel Temer assumiu a presidência no dia 12 de maio e, rapidamente, colocou em prática o plano de governo do PMDB "Uma Ponte Para o futuro". Este plano tem graves consequências para a educação pública e para os trabalhadoras e as trabalhadores em educação. Entre os primeiros anúncios estão :

- A desvinculação do Orçamento Público de investimentos em educação e saúde, possibilitando que estados e municípios não sejam obrigados a investir o mínimo constitucional de 25% de impostos arrecadados em educação. A Proposta de Emenda à Constituição 143 está em votação no congresso possibilitando isso.

- A adoção da política da meritocracia em detrimento de políticas de valorização da carreira e do Piso Salarial Profissional Nacional na educação básica pública.



- Reforma da Previdência impondo aumento do tempo de contribuição com mudança na idade mínima, fim da aposentadoria especial para professores e aumento do tempo de contribuição para as mulheres.
(...) 


Encontro Brasileiro dos Movimentos Populares com o Papa acontece na próxima semana
Encontro Brasileiro dos Movimentos Populares com o Papa acontece na próxima semana
 Raíssa Lopes

Belo Horizonte, 25 de Maio de 2016 às 15:37

Entre os dias 2 a 4 de junho, a cidade de Mariana recebe o “Encontro Brasileiro dos Movimentos Populares em diálogo com o Papa Francisco”, no qual militantes e representantes de diversas religiões debaterão os temas mineração, trabalho, meio ambiente, terra, reforma política, território e moradia. Esse é o terceiro encontro e tem como objetivo divulgar as ideias do pontífice e fortalecer a articulação entre as igrejas e as organizações que defendem os direitos da população. O I e o II Encontro aconteceram no Vaticano, Itália, e na cidade de Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia.
A expectativa é que mais de 400 pessoas compareçam ao evento, que contará com a participação de entidades indígenas, quilombolas, das mulheres, da juventude, do campo, movimentos sindicais, entre outros.                             (...)
 Ver matéria na íntegra site SIND-UTE/MG.

Trabalho, teto e território são temas debatidos no 2º dia do encontro com o Papa
Ato em Paracatu de Baixo encerrará evento, neste sábado (4)Fernanda Carvalho
Mariana (MG), 
300 pessoas participam das atividades / Lidyane Ponciano / CUT-Minas.
Cerca de 300 participantes do “Encontro Brasileiro dos Movimentos Populares em Diálogo com o Papa Francisco” – que acontece em Mariana desde quinta (2) – debateram, na sexta (3), temas relacionados a trabalho, moradia e território. Os retrocessos nos direitos trabalhistas e nas políticas sociais promovidos pelo governo ilegítimo de Michel Temer, além das ameaças sobre as comunidades tradicionais e indígenas foram o ponto chave das discussões.
 Golpe contra os trabalhadores
Beatriz Cerqueira, presidenta da Central Única dos Trabalhadores de Minas Gerais (CUT), chamou atenção para os retrocessos iminentes que o governo provisório quer impor à classe trabalhadora. “Hoje, 12 milhões de trabalhadores são terceirizados. A proposta desse governo é que a terceirização seja a regra”, afirma. “Também está em jogo a política de valorização do salário mínimo, o fim do limite mínimo de investimento e educação, privatização do SUS e uma política de desenvolvimento centrada na logística privada”, completou.
(...)
Ver matéria completa no jornal Brasil de Fato.


Nenhum comentário:

Postar um comentário