segunda-feira, 16 de abril de 2018

"MAIS ESCOLAS, MENOS PRISÕES"

GUARUJÁ

“Frente Povo Sem Medo ocupa triplex que Moro diz ser de Lula.”

“Para denunciar as irregularidades do processo em Curitiba, Frente Povo Sem Medo ocupa imóvel no litoral de São Paulo.”

Brasil de Fato | São Paulo (SP)-16 de Abril de 2018 às 09:26
Dezenas de manifestantes estão dentro do imóvel e também protestam na rua em frente ao prédio / Reprodução

“Movimentos populares por moradia que integram a Frente Povo Sem Medo ocuparam na manhã desta segunda-feira (16) o triplex no Guarujá, falsamente atribuído ao ex-presidente Lula no âmbito da Operação Lava Jato sem que fosse apresentada qualquer prova disso.”
“Os manifestantes abriram faixas na sacada do imóvel que fica no Guarujá, no litoral de São Paulo, e é avaliado em cerca de R$ 2,2 milhões. "É uma  denúncia da farsa judicial que levou Lula à prisão. Se o triplex é dele, então o povo está autorizado a ficar lá. Se não é, precisam  explicar porque ele está preso", disse Guilherme Boulos, coordenador do MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem Teto) e pré-candidato a presidente da República pelo PSOL.”
“Lula se apresentou à Polícia Federal de Curitiba no dia 7 de abril, após a emissão de um pedido de prisão feito pelo juiz de primeira instância Sérgio Moro. O ex-presidente está, desde então, na condição de preso políticoO petista lidera as pesquisas de intenção de votos.”

De acordo com Josué Rocha, coordenador  nacional do MTST, cerca de 150 pessoas participam da ocupação, que começou por volta das 8h30. "Queremos questionar que [no processo]  não existe nenhuma prova que dê a propriedade ao Lula. E, por isso, a gente ocupou justamente para trazer este debate", disse.
“A ação durou pouco mais de duas horas. Com a chegada da Polícia Militar ao local, o MTST concordou em sair do tríplex. Os militantes deixaram o edifício pelas escadas, seguindo roteiro acertado entre advogados e Polícia Militar.
Atualizado às 16:00
Edição: Juca Guimarães
Transcrito do site abaixo:

“Passado e presente: historiadores lançam livro e se solidarizam com Lula no Paraná.”

“Joseli Mendonça, organizadora da obra “Paraná Insurgente”, conversou com os  acampados no bairro Santa Cândida.”

Bernardo, Beatriz e Mariana: apoio e solidariedade ao ex-presidente Lula / Daniel Giovanaz

“Três historiadores encararam os 300 quilômetros que separam Florianópolis-SC e Curitiba-PR para se somar ao acampamento Lula Livre na manhã deste domingo (15). Bernardo Joffily, Beatriz Mamigonian e Mariana Joffily deixaram de lado os compromissos acadêmicos, prestaram solidariedade ao ex-presidente e, de quebra, participaram do lançamento do livro “Paraná Insurgente”.
“Bernardo, jornalista e historiador autodidata, ressalta a importância da resistência popular à prisão de Lula. “Este é, de fato, um momento histórico, que nossos b isnetos vão estudar na escola. É um momento difícil, mas prenhe de esperança, de mudança, de transformação profunda para o nosso povo”, afirma.”
“A filha dele, Mariana, é professora da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) e pesquisa  a história da América Latina. Por isso, está acostumada com as ameaças à democracia no Brasil e emocionada por testemunhar a resistência da classe trabalhadora.”
“Estamos vivendo um momento que é único, cujos desdobramentos não podemos prever, mas podemos filiar esse momento de várias maneiras a acontecimentos do passado”, analisa Mariana. “Tanto à tradição das lutas de resistência na América Latina, essa região tão oprimida pelo colonialismo e pelo imperialismo, como também às matrizes do golpe de 2016. Nossa democracia sempre foi limitada, e as elites sempre tiveram muito cuidado em impedir que ela não se expandisse, de fato”.(...)
Edição: Ednubia Ghisi
Ver matéria completa no site abaixo:
https://www.brasildefato.com.br/2018/04/15/passado-e-presente-historiadores-lancam-livro-e-se-solidarizam-com-lula-no-parana/

DEMOCRACIA

“Ganhador do Nobel da Paz participa de evento sobre a Constituição em Curitiba.”

“Adolfo Esquivel e o ex-ministro Celso Amorim estarão na capital paranaense no dia 18.”

Brasil de Fato | São Paulo (SP) - 16 de Abril de 2018 às 15:10

Adolfo Esquivel é ativista e ganhou o prêmio Nobel da Paz em 1980 / Divulgação.

“O arquiteto argentino  Adolfo Esquivel, ganhador do prêmio Nobel da Paz, participa do evento “ Os Direitos Fundamentais, a Democracia e a Constituição da Primavera”, promovido pelo Circo da Democracia e o Fórum Advogados pela Democracia, na próxima quarta-feira (18), às 19h, no Teatro da Reitoria. A mesa será composta pelo,Adolfo Pérez Esquivel e Celso Amorim, o diplomata e ex-ministro da Defesa entre 2011 e 2015 e ministro das Relações Exteriores.”
“A mediação do encontro fica por conta da Vera Karam de Chueiri, professor doutora e diretora do Setor de Ciências Jurídicas da Universidade Federal do Paraná. O evento em homenagem à Constituição da Primavera será permeado por apresentações artísticas de Letícia Sabatella, Forró de Rabeca e Samba Caboclo.
“O Circo da Democracia foi uma ação realizada no ano de 2016 organizada por centenas de entidades que subiram a lona na Praça Santos Andrade para debater temas variados relativos à garantia da democracia. Agora, o Circo volta com o aprofundamento dos debates e metas apontadas.”(...)
Será realizada transmissão online via página do Circo da Democracia, neste link https://www.facebook.com/CircodaDemocracia/
Serviço:

Dia: 18 de abril – quarta-feira

Horário: 19h

Local: Teatro da Reitoria da UFPR

Entrada: gratuita.

Observação: Traga uma flor
Edição: Juca Guimarães
ver matéria completa no site abaixo:

“Congresso do Povo | Curso de formação reúne 220 pessoas em Curitiba.”
“Iniciativa da Frente Brasil Popular pretende fortalecer a mobilização e o trabalho de base.”
Gabriel Pansardi Ruiz
Brasil de Fato | Curitiba (PR)-16 de Abril de 2018 às 18:39
Encontro teve análise de conjuntura, debate e contribuição dos militantes para identificação dos desafios da classe trabalhadora / Wellington Lenon.

“Cerca de 220 pessoas de 53 cidades do Paraná se reuniram em Curitiba neste sábado (14) em um Curso de Formação de Formadores do Congresso do Povo, para fortalecimento do trabalho de base e de mobilização da população. O Congresso do Povo foi lançado em dezembro do ano passado durante a 2ª Conferência Nacional da Frente Brasil Popular (FBP), realizada na Escola Nacional Florestan Fernandes (ENFF), no interior paulista.”
“A mesa de abertura teve a participação de José Reinaldo Carvalho, integrante do Comitê Internacional Lula Livre e militante do PCdoB, além da professora Marlei Fernandes, da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) e dirigente do Sindicato dos Professores das Redes Públicas Estadual e Municipais do Paraná (APP-Sindicato).”(...)
Ver matéria completa no site abaixo:
Edição: Daniel Giovanaz

LULA LIVRE
“Acampamento Lula Livre resiste e mantém vigília permanente na porta da PF.”
“Barraca de alimentação e parte das barracas serão levadas para terreno perto da vigília.”
Rute Pina
Brasil de Fato | Curitiba (PR)-16 de Abril de 2018 às 18:21
Manifestantes poderão fazer atos diários na frente da sede da superintendência da Polícia Federal / Joka Madruga/PT

“Movimentos que integram o Comitê Popular em Defesa de Lula e da Democracia entraram em um acordo com Secretaria Municipal de Defesa Social e Trânsito de Curitiba, a Superintendência da Defesa Social e Procuradoria Geral do Município sobre o acampamento Lula Livre em defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no entorno da Superintendência da Polícia Federal (PF), no bairro Santa Cândida em Curitiba (PR).”
“Ficou decidido que será mantida a vigília permanente no local até que o ex-presidente Lula, que está na condição de preso político, seja libertado. O acampamento foi montado no dia 7 de abril.”
Serão mantidas quatro tendas, banheiros e o espaço onde acontecem as atividades artísticas e culturais, segundo a programação diária, incluindo o "Bom Dia Lula" e o "Boa Noite Lula". 
“A prefeitura tinha proposto a transferência do acampamento para o Parque Atuba, localizado a um pouco mais de três quilômetros da área atual. No entanto, a proposta foi rejeitada em assembleia.”
“A cozinha do acampamento e as barracas onde os manifestantes dormem serão transferidas para terrenos próximos ao local da vigília, segundo disse o senador Lindbergh Farias.”
“A decisão de permanecer em vigília foi tomada nesta segunda-feira (16), após um acordo a entre Secretaria Municipal de Defesa Social e Trânsito de Curitiba; a Superintendência da Defesa Social; a Procuradoria Geral do Município e o Movimento do os Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST); Central Única dos Trabalhadores (CUT) e o Partido dos Trabalhadores (PT).”
Em nota, as entidades que organizam o acampamento informaram que irão manter quatro tendas no local para “assegurar o direito ao uso do espaço para a manifestação política”.
“Reafirmamos que permanecemos em luta não só em Curitiba, mas em todos os estados onde se realizam acampamentos, atos e mobilizações pela liberdade de Lula”, afirmam. Acampamentos similares ao de Curitiba também foram montados no Ceará e no Distrito Federal.
Com a decisão, a multa diária de R$ 500 mil fixada aos movimentos será suspensa. O valor foi fixado pelo juiz substituto da 3ª Vara da Fazenda Pública, Jailton Juan Carlos Tontini na última sexta-feira (13). Ele alega que o valor estipulado justifica-se "diante do elevado número de pessoas existentes na área e com o intuito de dissuadir os réus".(...)
Edição: Juca Guimarães.
Ver matéria completa no site abaixo:
https://www.brasildefato.com.br/2018/04/16/acampamento-lula-livre-resiste-e-mantem-vigilia-permanente-na-porta-da-pf/
http://www.sindutemg.org.br/novosite/conteudo.php?LISTA=news&MENU=1

Nenhum comentário:

Postar um comentário