sábado, 28 de abril de 2018

ATENTADO CONTRA A DEMOCRACIA



“Perícia da polícia encontrou cápsulas de 9mm no local do atentado contra acampamento.”
“Pistola de alto poder letal foi utilizada contra manifestantes.; vítima atingida no está na UTI.”
Redação
Brasil de Fato | Curitiba (PR) - 28 de Abril de 2018 às 09:55
Polícia está investigando quem são os autores do atentada contra o acampamento Marisa Letícia / Gibran Mendes.

“De acordo com a SSP-PR (Secretaria de Segurança Pública do Paraná, os disparos de arma de fogo contra o acampamento Marisa Letícia, na vigília Lula Livre, em Curitiba, na madrugada deste sábado (28), foram feitos com uma pistola 9mm. Arma de alto poder letal.”
“Os peritos encontraram cápsulas de pistola  9 mm no local. Um manifestante foi atingido no pescoço e está em estado grave na UTI. Outros disparos atingiram um banheiro químico dentro do acampamento.”

“Essa violência é mais uma iniciativa da elite golpista, conservadora e branca, curitibana e brasileira, que é responsável pelo período de violência e de crise social e política, que eles produziram com o golpe. Isso é parte do caos que eles produziram na política e na economia. Mantemos nossa capacidade enquanto luta popular, de manter resistência, de fazer vigília e ser solidário ao Lula até sua liberdade”, disse Roberto Baggio, coordenação nacional do MST e do MST PR”.
“Os trabalhadores que estavam no acampamento foram para o local da vigília, em frente à sede da Polícia Federal, onde acontece um ato de repúdio contra o atentado.”(...)
Edição: Juca Guimarães.
Ver matéria completa no site abaixo:


EDUCAÇÃO
“Negócio bilionário coloca educação pública em perigo e sob  investidores estrangeiros”.
“Compra da Somos Educação pela Kroton Educacional sinaliza lógica mercantil do projeto de educação do governo golpista”.
Leonardo Fernandes
Brasil de Fato | São Paulo - 28 de Abril de 2018 às 13:52
Negócio entre Kroton Educacional e Somos Educação foi fechado em 4,6 bilhões de reais / Foto: Elói Corrêa anunciava o objetivo da equipe ministerial golpista: privatizar ‘tudo o que for possível’. 

“Errou quem achava que as privatizações se resumiriam às empresas públicas de interesse do mercado. Na mira dos empresários estão os setores estratégicos de desenvolvimento social, como a educação. Na última semana, a empresa Kroton Educacional, líder no setor de educação superior privada no Brasil, acertou a compra do controle acionário da Somos Educação, antiga “Abril Educação”, por um valor de R$ 4,6 bilhões.” 
O negócio bilionário disparou um sinal de alerta entre especialistas em educação, como o professor e reitor da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Roberto Leher. “A preocupação  é  imensa. Em primeiro lugar, porque a rigor, nós não deveríamos falar que se trata de uma negociação entre duas empresas educacionais. Porque essas empresas estão sob  controle de fundos financeiros, fundos de investimento. Então, na realidade, é um movimento que leva à concentração do setor educacional pelos fundos de investimento. São operações que devem ser entendidas dentro da lógica financeira”.
“Uma lógica que, para Raquel Caetano, doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, não objetiva uma melhor formação das crianças e jovens inseridas no sistema educacional. “O  objetivo é ampliação de mercado e obtenção de lucros e a educação passa a ser um meio para esse negócio”, afirma a professora, que alerta ainda para os resultados nefastos da nova lógica educacional do Brasil”.
“O resultado disso será um grande negócio a ser comercializado pelo mercado de capitais e a transformação dos alunos em clientes-consumidores que irão reproduzir na sociedade as relações mercantis, onde tudo se vende e tudo se compra, uma prática utilitarista e entre outros, a desvalorização docente. A educação pública passará por um processo de precarização ainda maior que o congelamento de recursos, criando um ambiente apropriado para parcerias, contratos de gestão, terceirização”, completa. 
“A compra deverá ser formalizada pela Saber Serviços Educacionais, subsidiária da Kroton, dedicada ao setor de educação básica. Com a aquisição da Somos, a Saber atenderá 37 mil estudantes em escolas próprias, 1,2 milhão em escolas particulares parceiras, além de 25 mil em cursos de idiomas. “No caso da educação superior, a Kroton possui hoje um número de matrículas maior do que as 63 universidades públicas federais brasileiras. Então isso dá uma extensão do problema. Cada vez mais temos uma parcela muito grande da juventude sendo formada dentro de uma lógica do capital financeiro, em busca dos seus lucros”, afirma Leher.”
“Além de atuarem  diretamente na educação a fusão das empresas colocará sob controle único a edição de livros didáticos que são distribuídos nas escolas públicas do Brasil. Isso porque a Somos Educação é também dona de editoras como a Ática, a Scipione e a Saraiva. “Essa é uma situação que coloca o Brasil numa posição vergonhosa de ser hoje talvez o país sob  maior influência de investidores financeiros, inclusive estrangeiros, pois grande parte desses fundos tem capital externo, influenciando de maneira muito marcada a formação de jovens e crianças que estão sob a influência desses grupos”, critica Leher(....) 
Edição: Juca Guimarães.
Ver matéria completa no site abaixo:
Https://www.brasildefato.com.br/2018/04/28/negocio-bilionario-coloca-educacao-publica-em-perigo-e-sob-investidores-estrangeiros/
 

PRIVATARIA
“Temer aponta nomes da Shell ao conselho da Petrobras; privatização iminente preocupa.”
“Três novos integrantes do conselho de administração têm passagem pela concorrente e subcontratadas  da estatal”.
Vinícius Mansur
Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) - 27 de Abril de 2018 às 16:52

Afundamento da plataforma P-36, em 2001, que deixou 11 mortos, foi causado pela terceirização de serviços de manutenção / Sindipetro

“Os acionistas da Petrobras aprovaram, nesta quinta-feira (25), a nova composição do Conselho de Administração da empresa, principal órgão decisório da estatal. Das 11 cadeiras, oito foram indicadas pelo governo Michel Temer. Cinco delas continuarão ocupadas por nomes que já compunham o conselho, e outras três foram destinadas a pessoas com larga trajetória em empresas privadas do setor de óleo e gás, concorrentes da Petrobras. Para especialistas, essa é uma sinalização de que o processo de privatização da companhia será acelerado.”

“Os três novos conselheiros são José Alberto de Paula, que desde 1989 ocupa altos postos de gerência na Shell; Clarissa de Araújo Lins, ex-presidente do comitê externo independente da Shell e atual diretora do Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (IBP), organização patronal que articula a indústria petrolífera no Brasil; e Ana Lúcia Poças Zambelli, com passagem em cargos de comando da Schlumberger Brasil, Transocean América do Sul e Maersk Drilling, três empresas que mantém contratos estratégicos com a Petrobras.”
“O coordenador geral da Federação Única dos Petroleiros (FUP), José Maria Rangel, explica que, historicamente, as indicações de governo para o conselho incluíam ministros de Estado e representantes das Forças Armadas, dado o peso estratégico que a Petrobras tem para o país. Porém, desde as indicações feitas para a gestão anterior do órgão, ainda na gestão Aldemir Bendine, o setor privado, especialmente o financeiro, ganharam espaço.”
“À época, as indicações incluíram nomes oriundos da BMF-Bovespa, Citibank, BTG Pactual e Associação Brasileira de Mercado de Capitais, todos mantidos na nova composição do órgão. Para Rangel, a experiência da gestão anterior indica como será a próxima.”
“Quando o conselho de administração tinha  um viés mais de mercado financeiro, só no ano passado, a Petrobras destinou aos bancos R$ 137 bilhões. Só no ano passado com pagamento de juros e amortização de dívidas, antecipando dívidas que iriam vencer em 2020 e alongando essas dívidas. Seguindo essa mesma linha, quando ela traz pra dentro do conselho pessoas ligadas ao setor de óleo e gás, na nossa avaliação, ela vai aprofundar o processo de privatização da empresa, que já está em curso”, opina. 
“Para o professor de ciência política da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP) e diretor técnico do Instituto de Estudos Estratégicos do Setor de Petróleo, Gás Natural e  Biocombustíveis (INEEP), William Nozaki, o novo conselho da Petrobras dá continuidade ao processo no qual os interesses da financeirazação e da desnacionalização, que antes orbitavam ao redor da empresa, agora estão dentro dela. “(...)
Edição: Diego Sartorato
Ver matéria completa no site abaixo:
https://www.brasildefato.com.br/2018/04/27/temer-aponta-nomes-da-shell-ao-conselho-da-petrobras-privatizacao-iminente-preocupa/



sexta-feira, 27 de abril de 2018

DIPLOMACIA



“Líderes das Coreias do Sul e do Norte se reúnem para discutir paz”.
“Encontro histórico marca primeira visita de um presidente norte-coreano ao país vizinho”.
Vijay Prashad
NewsClick - 26 de Abril de 2018 às 20:26

Panmunjeom, local onde os líderes das duas Coreias se reunirão. / Corpo de Imprensa da Cúpula Intercoreana.

Nesta sexta-feira (27), os líderes das Coreias do Sul e do Norte se reunirão na localidade fronteiriça de Panmunjeom, marcando a primeira vez que um mandatário do norte atravessará a Zona Desmilitarizada (ZDC) que divide as duas nações. Dois presidentes sul-coreanos – Kim Dae-jung e Roh Moon-hyn – já haviam realizado encontros com Kim Jong-il, pai do atual comandante norte-coreano, em 2000 e 2007, respectivamente, mas não chegaram a grandes transformações na condução das tensões entre os dois países.”
“É importante registrar  que não existe tratado de paz entre as duas Coreias, em uma guerra que está em cessar-fogo desde 1953 (para entender melhor a crise na península coreana, leia o dossiê da Tricontinental em inglês ou espanhol). O fim do conflito foi discutido nas reuniões de cúpula ocorridas em 2000 e 2007, mas não avançou muito. Há expectativa de que a questão volte à pauta neste novo encontro, o que confere grande relevância para a viagem de Kim Jong-un a Panmunjeon”
.
Política do Sol
“Outro fato importante é que, logo após a posse do presidente sul-coreano Moon Jae-in, o país vizinho fez um teste com mísseis balísticos. Mesmo assim, o novo mandatário anunciou, para compor seu governo, dois nomes importantes na longa história de tentativas de melhorar o relacionamento entre as duas Coreias – o primeiro-ministro Lee Nak-yeon e o chefe da Inteligência Suh Hoon –, apesar da pressão dos Estados Unidos, do Japão e de parte dos poderes de seu próprio país para evitar a chamada ‘Política do Sol’ de reaproximação das duas nações.”
“O governo da Coreia do Norte continuou com o que parecia um cronograma beligerante de testes com mísseis e armas nucleares. Com a reação ruidosa e belicosa do presidente dos EUA, Donald Trump, parecia de fato que a guerra se colocava como uma realidade no horizonte da península do Oriente. Mas o que os estadunidenses não calculavam é que os norte-coreanos estavam menos interessados no conflito e mais investidos em garantir uma boa posição de negociação quando se reunissem com o vizinho do sul.”(...)
Edição: Tradução: Aline Scátola
Ver matéria completa no site abaixo:
https://www.brasildefato.com.br/2018/04/26/lideres-das-coreias-do-sul-e-do-norte-se-reunem-para-discutir-paz

SAÚDE
“Barra Longa (MG): vítimas da Samarco seguem sem atendimentos.”
“Dois anos e meio após o maior crime ambiental brasileiro, moradores não tiveram acesso sequer a exames toxicológicos.”
Fernanda Brescia com colaboração de Rurian Valentino (Especial)
Saúde Popular - 26 de Abril de 2018 às 20:22

 Após o rompimento da barragem muitas pessoas começaram a apresentar problemas comuns, respiratórios, dermatológicos e psicológicos / Fernanda Brescia.

“Eu pensei que era uma coisinha mínima. Deu um ‘brotinho’ pequenininho e este brotinho eu tirei a casca dele com a unha. Tirei a casca dele e isto aí foi coçando e foi alastrando e ficou até sair isto tudo que está aqui [feridas e caroços]: os dois pés e as mãos. Isso aí já tem mais ou menos uns dois meses”. Este é o relato de Agenor Silva, de 62 anos, morador de Barra Longa, uma das 40 localidades atingidas pela tragédia de Mariana/MG, maior desastre ambiental da história brasileira, ocorrida em 5 de novembro de 2015, quando houve o rompimento da barragem de Fundão, das empresas Samarco, Vale e BHP Biliton.”

“Agenor não é o único morador no município que ficou com sequelas da onda de lama. Passados mais de dois anos, os responsáveis pelo desastre  não garantiram sequer exames toxicológicos e atendimento adequado.”
“Após a tragédia, onze moradores de Barra Longa tiveram a contaminação por metais pesados confirmada por análises da Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto e do Instituto Saúde e Sustentabilidade, realizadas  em São Paulo, em março de 2017 e março de 2018. A alta presença de níquel no organismo é capaz de causar doenças de pele, queda de cabelo e outras ainda desconhecidas.”(...)
Agenor Silva mostra os pés com ferimentos que surgiram após a onda de lama.

Edição: Cecília Figueiredo.
Ver matéria completa no site abaixo:
https://www.brasildefato.com.br/2018/04/26/barra-longa-vitimas-da-samarco-seguem-sem-atendimentos/
AGROECOLOGIA
Vandana Shiva: “A comida é o maior problema de saúde no mundo”
“Para a ativista indiana, a agricultura industrial é o principal ítem da receita para acabar com o planeta”.
Araceli Acosta, publicada pelo jornal espanhol ABC, 15/04/2018
  - 27 de Abril de 2018 às 19:47

Autora do livro "Quién alimenta realmente al mundo?" / Wikipedia Vandana Shiva

“Dá algumas voltas pela sala do Círculo de Belas Artes (Madri) onde ficamos com ela e, em seguida, bebe pausadamente seu chá para enfrentar a manhã de entrevistas e conferências que lhe esperam nesta viagem a Espanha. A ativista Vandana Shiva (Dehradun, Índia, 1952) dedicou boa parte de sua vida desconstruindo supostos benefícios da agricultura industrial, que ela situa como ingrediente principal na receita para acabar com nossa saúde e com a do planeta. Com um sorriso cativante, mostra-se firme na hora de defender o papel de liderança que as mulheres devem desempenhar na luta pela soberania alimentar eagroecologia. Acaba de apresentar Quién alimenta realmente al mundo?, editado por Capitán Swing.”

“Esse é o tema da entrevista, a seguir, concedida ao jornal espanhol ABC, traduzida pelo Cepat e publicada pelo IHU Unisinos:
ABC: A primeira pergunta você a faz no título de seu livro: quem alimentarealmente o mundo?”

“Vandana Shiva: Nas últimas décadas, tivemos essa espécie de ilusão de que os químicos e as corporações são os que alimentam o mundo, mas o que realmente alimenta o mundo é a terra, o sol, a água, a fotossíntese,
os insetos que polinizam os cultivos, os micro-organismos que produzem nutrientes… Em segundo lugar, somos nós, mulheres, que nutrimos esse mundo, todavia 70% da comida procede dos pequenos agricultores. Isso é a comida real, porque o que chamamos de comida e compramos nos supermercados é realmente um produto vazio nutricionalmente, tóxico, não é comida, e não está alimentando o mundo.”(...)

  Edição: Cecília Figueiredo.
Ver matéria completa no site abaixo:
https://www.brasildefato.com.br/2018/04/27/vandana-shiva-a-comida-e-o-maior-problema-de-saude-que-ha-no-mundo/
  
   

quarta-feira, 25 de abril de 2018

ABUSO


“Decisão do STF pode levar à anulação do processo contra Lulano caso triplex.”

“Entendimento da 2ª Turma do Supremo nesta terça-feira (24) questiona a competência de Moro para julgar Lula.”

Brasil de Fato | São Paulo- 25 de Abril de 2018 às 15:48
Juiz Sérgio Moro, da 13ª Vara Federal de Curitiba / Foto: Lula Marques

“Uma decisão da 2ª Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) tomada nesta terça-feira (24) pode colocar em cheque a condenação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva a 12 anos e um mês de prisão, sentenciada por Sérgio Moro.” 
“Por maioria, os magistrados decidiram retirar das mãos do juiz de Curitiba duas ações: a relacionada a uma suposta reforma de um sítio em Atibaia (SP) e outra que diz respeito à compra de um terreno que supostamente seria para a construção do Instituto Lula.” “Os casos deverão ser enviados agora à Justiça Federal de São Paulo, onde os crimes teriam sido cometidos, de acordo com a própria denúncia do Ministério Público Federal (MPF).”

“O advogado e membro da organização Terra de Direitos Fernando Prioste explica que a decisão da 2ª Turma do STF está baseada no princípio do juiz natural, ou seja, da competência que tem o juiz de uma determinada jurisdição de julgar as ações que chegam até ele.” 
“O juiz natural é aquele que tem a competência para julgar determinado processo. O juiz natural é aquele a quem é dirigido o processo que será julgado. Isso quer dizer que nem o juiz e nem a parte do processo pode escolher quem vai julgar. Em regra, o Artigo 70 do Código de Processo Penal estabelece que a competência para julgar os crimes ocorridos é o local da ocorrência do crime”.(...)
Edição: Juca Guimarães.
Ver matéria completa no site abaixo: 
https://www.brasildefato.com.br/2018/04/25/decisao-do-stf-pode-levar-a-anulacao-do-processo-contra-lula-no-caso-triplex/

SOLIDARIEDADE

“Lula recebe mais de 10 mil cartas de dentro e fora do Brasil.”

“Os envelopes estão repletos de mensagens de solidariedade, apoio e resistência.”

Brasil de Fato | São Paulo (SP)- 24 de Abril de 2018 às 14:56

O endereço para envio será centralizado no Instituto Lula / Ricardo Stuckert

“Elas chegam de diversas partes do mundo. Trazem mensagens de solidariedade, resistência e gratidão. Já são mais de dez mil endereçadas a Superintendência da Polícia Federal em Curitiba (PR), que já não dá conta de receber tantas cartas. A partir de agora, o envio deve  ser centralizado no Instituto Lula, em São Paulo, onde o ex-presidente confia que serão recebidas.”
“O Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis, deixou uma das cartas que melhor retrata o porquê das caixas dos correios da Polícia Federal ficarem abarrotadas. Uma vez que, o ex-presidente, ao chegar ao Poder, foi o primeiro chefe de Estado a receber os catadores no Palácio do Planalto.”
“Em gratidão, os catadores deixaram uma mensagem ao Lula que representa a todo povo brasileiro:
"Presidente, todos os dias estaremos presos aqui, a poucos metros do senhor, dando bom dia e boa noite, junto com os outros lutadores sociais que por aqui permanecem. Jamais abandonaremos quem nunca nos  abandonou" - Escrevem os catadores.”
Leonardo Boff, expoente da Teologia da Libertação, amigo de longa data e de muitas lutas, deixou um recado carregado de fé. 
"Querido amigo irmão Lula, esse é o salmo da consolação. O senhor é meu pastor e nada me faltará. O povo e Deus irão libertá-lo".(...) 
*Com informações da CUT

Edição: Katarine Flor
Ver matéria completa no site abaixo:
https://www.brasildefato.com.br/2018/04/24/lula-recebe-mais-de-10-mil-cartas-de-dentro-e-fora-do-brasil/

ATENÇÃO  PROFESSORES ESTADUAIS DE MINAS:


"PEC 49/18 – a PEC do Piso Salarial - não avança na CCJ e volta a ser apreciada no dia 3/5".
FotoStudium
Conteúdo: StudiumEficaz


“A Proposta de Emenda à Constituição Estadual (PEC 49/18) do Piso Salarial da Educação foi apreciada nesta quarta-feira (25/4/18) na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa. Por obstrução da oposição, a PEC não foi votada nessa sessão. Na próxima 4ª-feira (3/5), a proposta volta a ser apreciada na CCJ, pela manhã e se não for votada deverá voltar à Comissão no período da tarde. Depois de passar pela Comissão de Constituição e Justiça, a PEC terá seu mérito apreciado por uma Comissão Especial.”

“Trabalhadores/as em educação, sob  coordenação do Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-UTE/MG) marcaram presença na ALMG para acompanhar a tramitação da PEC 49/18.”

“Deputados presentes: Leonídio Bouças (presidente), Hely Tarquinio (vice-presidente), Rogério Correia, Marília Campos, Bonifácio Mourão, Isauro Calais, Sargento Rodrigues, João Leite e Antônio Arantes.”

Transcrito do site abaixo:

http://www.sindutemg.org.br/novosite/conteudo.php?
MENU=1&LISTA=detalhe&ID=10101

segunda-feira, 23 de abril de 2018

ISOLAMENTO


"Solitária" imposta a Lula por PF e Judiciário é "explicitamente ilegal".

“Jurista afirma que a lei garante ao ex-presidente direito de conviver com os demais presos e receber visitas de amigos.”
Leonardo Fernandes
Brasil de Fato | São Paulo (SP)- 23 de Abril de 2018 às 17:24
Ex-presidente Lula chega à sede da Polícia Federal em Curitiba, no sábado, 7 de abril / Marcelo Casal Jr / Agência Brasil.

“Já se vão mais de duas semanas desde que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva se apresentou à Polícia Federal em Curitiba (PR), no dia 7 de abril, para o cumprimento da pena estabelecida pelo juiz de primeira instância Sérgio Moro. Desde então, Lula se encontra em um espaço isolado dos demais presos, com visitas permitidas somente aos advogados e familiares.” 
“Nesta segunda-feira (23), a juíza Carolina Lebbos, da 12ª Vara de Execução Penal de Curitiba, emitiu resposta coletiva recusando diversos pedidos de visitas ao ex-presidente, como os feitos pela presidenta do Partido dos Trabalhadores (PT), Gleisi Hoffmann, pela ex-presidenta Dilma Rousseff e pelo pré-candidato à presidência Ciro Gomes (PDT), além de uma diligência oficial da Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados.”

“O isolamento de Lula é uma das grandes preocupações dos seus aliados. Segundo a senadora Gleisi, trata-se de uma tentativa de silenciar o ex-presidente. “Nós sabemos que o objetivo é deixá-lo sem contato com a sociedade, porque Lula é um grande líder político, uma grande liderança popular. Eles estão submetendo o ex-presidente Lula a um regime solitário de prisão. Não deixar nenhum amigo visitá-lo, apenas os advogados e os parentes uma vez por semana é uma tentativa de isolá-lo. É lamentável o que está acontecendo”. (...)
Edição: Diego Sartorato.
Transcrito do site abaixo:
https://www.brasildefato.com.br/2018/04/23/regime-de-prisao-solitaria-imposto-a-lula-e-explicitamente-ilegal/

“Leonardo Boff e Pérez Esquivel falam da proibição de visitar o ex-presidente Lula.”
Em entrevista à Rádio Brasil Atual Boff ressalta: "as leis universais não são respeitadas, estamos em regime de exceção".
Marilu Cabañas e Glauco Faria
Rádio Brasil Atual - 20 de Abril de 2018 às 16:28

 O teólogo Leonardo Boff aguarda na rua e sem sucesso autorização para realizar visita humanitária ao ex-presidente Lula / Foto: Joka Madruga/ Agência PT.


“Nesta semana, o escritor e teólogo Leonardo Boff, e o ganhador do Prêmio Nobel da Paz, Adolfo Pérez Esquivel, foram barrados ao tentarem visitar o ex-presidente Lula em Curitiba. A decisão partiu da juíza da 12ª Vara Federal de Curitiba, Carolina Lebbos. Em entrevista à Rádio Brasil Atual, Boff disse que a atitude da juíza é expressão do estado de exceção, vivido pelo país. "Perseguir Lula é perseguir o povo brasileiro", disse o teólogo que também comenta a situação atual política e econômica do Brasil. Para Esquivel, Lula é um preso político, que tentam evitar sua presença nas eleições, o que representa um ataque a democracia. Ouça a entrevista de Marilu Cabañas e Glauco Faria, da Rádio Brasil Atual.” 
Edição: Rádio Brasil Atual.
Transcrito do site abaixo:

ATENÇÃO PROFESSORES DE MINAS GERAIS.

“PEC do piso já foi recebida na ALMG e será publicada nesta 5ª feira.(Deputado Estadual Rogério Correia)

https://www.google.com.br/searchq=FOTO+DO+DEPUTADO+ESTADUAL+ROGÉRIO+CORREIA&tbm=isch&source=

“A PEC do piso salarial dos professores, que foi lida no Plenário da Assembleia Legislativa, ganhou o número 49 e foi protocolizada na terça-feira (17/04). Ela insere na Constituição  estadual a obrigatoriedade de pagar para os servidores da educação o piso nacional previsto em lei federal”.
“O deputado Rogério Correia, do PT, como sempre apoiou o movimento dos professores e esteve presente em todas as negociações, participando ativamente de todas as assembleias. É o primeiro signatário da Proposta de Emenda Constitucional, que já possui 72 assinaturas de apoio dos deputados.”
“Rogério, que também foi fundador do Sind-UTE MG e autor da PEC do ADVEB, contribuiu com a segunda PEC na área da Educação nesta legislatura. Amanhã (19/04), a PEC 49 será publicada e, logo após sua publicação, será encaminhada para a CCJ, Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania.”
“A presidenta do Sind-UTE e da CUT-MG, Beatriz Cerqueira, considerou que a apresentação da PEC é um reconhecimento para a categoria. “É uma ação propositiva, diferente do que aconteceu em outros momentos em que a carreira foi congelada e o subsídio estabelecido como remuneração”, afirmou ela.”
Transcrito do site abaixo:
http://www.rogeriocorreia.com.br/noticia/atencao-educacao-pec-do-piso-sera-publicada-na-5a-feira/