quinta-feira, 21 de abril de 2016

Ex-presidente do Uruguai, Mujica é homenageado em Ouro Preto

      (Foto: Alex Araújo/G1)
 A capital de Minas Gerais é transferida para Ouro Preto neste Dia de Tiradentes, quando o governador Fernando Pimentel (PT) entrega Medalha da Inconfidência .


O governador Fernando Pimentel (PT),que presidiu o evento, foi recebido com honras militares. Em seguida, acompanhado pelo ex-presidente José Mujica,colocou flores no monumento a Tiradentes e recebeu o fogo simbólico, fazendo o acendimento da Pira da Liberdade. Houve também salva de 21 tiros.
                 Guarda de Honra da Polícia Militar de Minas Gerais posicionada para a entrega da Medalha da Inconfidência, em Ouro Preto (Foto: Alex Araújo/G1)

Em seu discurso, Pimentel pediu respeito ao voto popular e pontuou que "a única fonte real de legitimidade na democracia é o voto". Neste momento, os participantes da solenidade gritaram que “não vai ter golpe”, referindo-se ao processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff.

"Seja qual for o desfecho da crise, nosso país precisa passar um processo de pacificação. Sem isso, não encontraremos saída".

Com gritos de "não vai ter golpe" e "liberdade ainda que tardia, nós vamos lutar para acabar com a burguesia."


A Frente Brasil Popular Minas irá acompanhar a entrega das homenagens, e, após isso, realizará o início da Marcha pela Democracia. Os militantes irão caminhar, por seis dias, da cidade histórica até a praça da Liberdade, na capital mineira. O objetivo do ato político, segundo organizadores, é dar “uma resposta à vergonhosa votação, comandada por Eduardo Cunha e Michel Temer”, que autorizou a instalação do processo de impeachment contra a presidente Dilma Rousseff. 
               

 Estudantes de artes cênicas de Ouro Preto sujaram o corpo com lama para lembrar as vítimas da tragédia da Samarco.

  Discurso de Mujica:

 "os únicos derrotados são os que deixam de lutar". 
                                                                    
 "Não há um prêmio no fim do caminho. O prêmio é  próprio caminho”.

 “Por que digo isso, mineiros? Porque o resultado que pode ter, para as novas gerações, o conflito que está vivendo o Brasil, é que muita gente jovem termine com esta conclusão: a política não serve para nada e são todos igu ais. Há que se salvar a política. E não é um problema de um partido. É um problema do Brasil. (...) Pior que as derrotas é este desencanto”.

. "A função da política não é aplacar, é negociar as inevitáveis diferenças que se apresentam na sociedade. O homem é um animal político. A função da política não é gerar a corrupção. A função da política é lutar por um mundo melhor".

Máximas de Dom Pepe Mujica:

                                “A sobriedade é um luxo para poder ser livre”.

 As repúblicas não vieram ao mundo para estabelecer novas cortes, as repúblicas nasceram para dizer que todos somos iguais. E entre os iguais estão os governantes. Têm uma responsabilidade implícita e penso que devem viver  de forma bastante similar à maneira de viver da maioria do seu povo. Ninguém é mais que ninguém, começando pelo governante."

 POLITICA“Temos de revalorizar o papel da política. Mas no mundo real, muita gente se mete na política por que gosta de dinheiro, estes devem ser expulsos porque prostituem a política. A política tem de ser feita com carinho, a política tem a ver com a harmonia das contradições que há na sociedade, tem de lutar para harmonizar este mundo frágil e cheio de contradições que estamos vivendo.”

 TRABALHO “Temos que lutar para que todos trabalhem, mas trabalhem menos, todos devemos ter tempo livre. Para quê? Para viver, para fazer o que gostam. Isto é a liberdade. Agora, se temos de consumir tanta coisa, não temos tempo por que precisamos ganhar dinheiro para pagar todas essas coisas. Aí vamos até que pluff, apagamos.”

Créditos: G1, O Tempo, Esquerda.NET.

Nenhum comentário:

Postar um comentário