sexta-feira, 21 de abril de 2017

“Protestos marcam entrega da Medalha da Inconfidência, em Ouro Preto”.


“Segundo Sind-UTE MG, ato contra reformas do governo Temer reuniu cerca de cinco mil pessoas foram da área da cerimônia.”

Por G1 MG, Belo Horizonte
21/04/2017 12h21  Atualizado há 6 horas
                                                                           


Manifestantes protestam durante entrega da Medalha da Inconfidência em Ouro Preto, na Região Central de Minas Gerais. (Foto: Reprodução/TV Globo)

“A entrega da Medalha da Inconfidência foi marcada por protesto de servidores, sindicatos e movimentos sociais nesta sexta-feira (21) em Ouro Preto, na Região Central de Minas Gerais. De acordo com o Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-UTE MG), o ato na Praça da Rodoviária reuniu cinco mil pessoas. A Polícia Militar não divulgou número de participantes.” (...)

“A coordenadora-geral do Sind-UTE e presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT) em Minas Gerais, Beatriz Cerqueira, participou do ato. Ela estava entre os agraciados com a medalha, mas decidiu não se juntar às personalidades homenageadas. O sindicato informou que ela agradeceu a indicação, mas entendeu que deveria ficar ao lado da categoria.”(...)

Governador Fernando Pimentel entre Medalha da Inconfidência em Ouro Preto.

Beatriz Cerqueira/Google

"O Sind-UTE informou que os manifestantes não tiveram acesso à Praça Tiradentes, onde ocorreu a cerimônia, e que, no caminho a Ouro Preto, passaram por revistas que atrasaram a chegada de ônibus, vindos de várias regiões do estado."

"21 de abril é um dia estadual de protestos. Nós viemos para cá há anos, trazendo nossas pautas nacionais e estaduais. [...] A cidade de Ouro Preto deveria estar hoje sem grades, com a praça aberta a toda a população. Quem tem medo da gente, quem tem medo do povo. Não precisa de grades numa cidade bonita como Ouro Preto, que celebra a Inconfidência", disse Beatriz Cerqueira.(...)
Protesto durante Medalha da Inconfidência lembrou vítimas do rompimento da barragem de Fundão, em Mariana. (Foto: Reprodução/TV Globo)

Ver matéria completa no site abaixo:

http://g1.globo.com/minas-gerais/noticia/protesto-marca-entrega-da-medalha-da-inconfidencia-em-ouro-preto.ghtml

 

GREVE GERAL

"É preciso travar a luta de classes”, diz presidenta da CUT Minas”.

“No centenário da primeira greve geral do país, trabalhadores vão às ruas contra o golpe e a retirada de direitos”.

Belo Horizonte  21 de Abril de 2017 às 13:00
“O ciclo ´todos ganham´ acabou. Capitalistas querem retrocessos para o trabalhador” / Lidyane Ponciano 
 ".No centenário da primeira greve geral do país, trabalhadoras/es organizam novas grandes mobilizações contra o golpe e o programa antipopular do governo não eleito de Temer (PMDB). De costas para o povo, os golpistas atuam sistematicamente para destruir os direitos conquistados no último século, colocando o Estado a serviço dos grandes empresários e do sistema financeiro. Para barrar esse retrocesso, é fundamental dialogar com a imensa maioria da população, politizar as discussões sobre o que está acontecendo no país e pressionar os parlamentares junto a suas bases eleitorais. Esse é o ponto de vista da educadora Beatriz Cerqueira, presidenta da CUT Minas e coordenadora geral do Sindicato Único dos Trabalhadores da Educação de Minas Gerais."
  Brasil de Fato MG – Que ações serão realizadas para a luta do dia 21 de abril em Minas Gerais? Quais as reivindicações do movimento sindical para o governo do estado?
Ver matéria completa no site abaixo:
https://www.brasildefato.com.br/2017/04/21/e-preciso-travar-a-luta-de-classes-diz-presidenta-da-cut-minas/

INCONFIDÊNCIA MINEIRA

“Tiradentes: por que um feriado em sua homenagem?”

“Curiosidades e lendas envolvem a história do dia 21 de abril”

Rafaella Dotta
Belo Horizonte  21 de Abril de 2017 às 15:40
O enforcamento de Tiradentes aconteceu no Rio de Janeiro e pedaços de seu corpo foram colocados ao longo da estrada até Vila Rica / Reprodução

"Dono de um feriado nacional em seu nome, Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, possui uma história em parte desconhecida e em parte misteriosa. Você sabia, por exemplo, que sua cabeça foi roubada e nunca mais reapareceu? Ou que a barba e o cabelo compridos são provavelmente invenções? Dúvidas como essas abrem possibilidade para se conhecer um pouco mais sobre a revolta acontecida em Minas Gerais, conhecida como “Inconfidência Mineira”.
"Era século XVIII, por volta de 1790, quando um grupo de intelectuais, padres e detentores de patentes militares de Vila Rica (hoje Ouro Preto) começou a pensar em uma revolta contra a coroa portuguesa. O professor da UFMG, João Furtado, explica que a maioria dos inconfidentes se rebelava contra a forma agressiva com que Portugal cobrava os impostos em Minas Gerais." “Ricos, principais sonegadores, tinham seus bens confiscados à força”, diz.
Ver matéria completa no site abaixo:
https://www.brasildefato.com.br/2017/04/21/tiradentes-por-que-um-feriado-em-sua-homenagem

Nenhum comentário:

Postar um comentário