domingo, 30 de abril de 2017

Três detidos nas manifestações contra reformas continuam presos em SP


Foram 22 detidos na capital paulista durante o confronto entre PMs e manifestantes, segundo SSP.

Por G1 São Paulo
29/04/2017 22h23   

Manifestantes durante protesto que teve concentração no Largo da Batata (Foto: Alex Silva/Estadão Conteúdo)


"Pelo menos três dos 22 detidos na capital paulista durante o confronto entre PMs e manifestantes nos protestos contra as reformas da Previdência e trabalhista continuavam presos na noite deste sábado (29), segundo a Secretaria da Segurança Pública (SSP)."
"Os três presos foram detidos em Itaquera por tentativa de incêndio, incitação ao crime e explosão quando tentaram jogar fogo em um ônibus. Seis pessoas foram detidas no local do crime, mas três foram liberadas após serem ouvidas."

"A Polícia Militar informou que 39 pessoas foram conduzidas a delegacias de todo o Estado durante as manifestações. Destas, 26 foram responsabilizadas por delitos. Três policiais e dois civis ficaram feridos, todos no interior. Na Capital e Grande São Paulo, o último levantamento era de 21 detidos."(...)

Ver matéria completa no site abaixo:


Estudante agredido por policial em protesto em Goiânia está em estado grave
O estudante da Universidade Federal de Goiás estava no protesto organizado pelas centrais sindicais no centro de Goiânia.
Edição do dia 29/04/2017
29/04/2017 21h26 - Atualizado em 29/04/2017 21h26


Mateus foi agredido durante manifestação em Goiânia (Foto: Vitor Santana/G1)

 Em Goiânia, é grave o estado de saúde de um manifestante atingido por um policial militar nas manifestações desta sexta-feira.
Mateus Ferreira, de 33 anos, passou por uma cirurgia para reconstrução de afundamento de crânio e face, na tarde deste sábado.”                                                                                                                      “O estudante da Universidade Federal de Goiás estava no protesto organizado ontem pelas centrais sindicais em Goiânia. Ele está aqui, sem camisa, perto do cordão de isolamento da polícia. Momentos depois, Mateus está com capuz e parte do rosto encoberto. Nenhuma imagem ou testemunha permite dizer que Mateus tenha participado de atos de vandalismo. Os policiais dispersam os manifestantes e um deles atinge fortemente Mateus com um cassetete. O estudante cai no chão.”
“A mãe do estudante chegou hoje de Barueri, São Paulo, para acompanhar o filho no hospital. “A polícia não tem o direito de bater em ninguém, é um ser humano”, afirma Suzethe Barbosa, mãe de Mateus.”
“O Comando da Polícia Militar de Goiás divulgou nota dizendo que condena qualquer tipo de agressão praticada por policiais militares, e reconhece que as imagens deixam claro que houve agressão contra o estudante. Por isso foi determinada a abertura de inquérito pela Corregedoria da PM para apurar o caso.”

Transcrito do site abaixo:

http://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2017/04/estudante-agredido-por-policial-em-protesto-em-goiania-esta-em-estado-grave.html

“MP vai investigar excessos de vândalos e de policiais no Rio.”
“Sete pessoas ficam feridas durante protestos no Rio de Janeiro. Cinco já tiveram alta e duas passaram por cirurgia e estão internadas.”
Edição do dia 29/04/2017
29/04/2017 21h10 - Atualizado em 30/04/2017 00h06


 “O Ministério Público do Rio vai apurar os atos de violência cometidos durante a manifestação de ontem, no Centro do Rio. Tanto dos que depredaram bens públicos como de policiais que teriam dispersado com violência uma manifestação pacífica na Cinelândia.”
“Pelas redes sociais, também foram divulgadas imagens de bombas sendo lançadas durante a manifestação. Segundo a Secretaria municipal de Saúde, 7 pessoas ficaram feridas nos confrontos. Cinco tiveram alta no início da madrugada. Duas foram operadas hoje e estão internadas. Uma mulher com lesão vascular na região da cervical e um homem com fratura na face. Não há informações de como elas se feriram.”
Ver matéria completa no site abaixo:

http://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2017/04/mp-vai-investigar-excessos-de-vandalos-e-de-policiais-no-rio.html

CUT faz acordo com Justiça e terá 1º de Maio com ato na Paulista e shows na Praça da República

“Prefeitura alegou que Paulista não poderia ser usada para shows. Central fará caminhada até a República, onde será montado palco.”


Prefeitura tinha sugerido que comemorações do Dia do Trabalho da Central Única dos Trabalhadores (CUT) fosse no Vale do Anhangabaú, como em 2016 (Foto: Fernando Zamora/Futura Press/Estadão Conteúdo)

A Central Unica dos Trabalhadores entrou em acordo com o Tribunal da Justiça de São Paulo neste domingo (30) e vai fazer as atividades de comemoração de 1º de maio nesta segunda-feira (1º) com um ato na Avenida Paulista seguido de uma caminhada até a Praça da República, onde serão realizados os shows em homenagem ao Dia do Trabalho.”

“Segundo a decisão, um caminhão de som poderá ficar parado na Paulista, próximo à Rua da Consolação, mas não receberá nenhum show. Após o ato político, o público seguirá, então, em caminhada até a República para acompanhar as atrações musicais. A Rua da Consolação não poderá ter o tráfego interrompido no trajeto. O acordo também foi aceito pela Prefeitura.”

Em nota, a Prefeitura de São Paulo comunicou que "foi informada pelo Tribunal de Justiça de que a Central Única dos Trabalhadores teve hoje reconfirmada a notificação da decisão judicial que transferiu seu evento de comemoração do 1º de Maio para a Praça da República. A Prefeitura de São Paulo reafirma sua disposição de colaborar com a Central na realização de seu evento na Praça da República".(...)

Ver matéria completa no site abaixo:


“Os tempos difíceis deste 1° de maio”.

28 de Abril de 2017 às 12:

  Data é celebrada em cerca de 80 países no mundo / Arquivo Agência Brasil
Esta data é de festa, mas também de luta
"Como vai ser esse 1° de maio que está chegando?"
"Bom, esta data é de festa, mas também de luta, não é para ir a um grande show patrocinado por empreiteiras, em que as pessoas não vão por vontade de se manifestar, mas sim de ganhar um dos carros sorteados aos presentes."
"Pelo jeito, não teremos festa assim este ano."
"Mas de qualquer forma são tempos difíceis, ameaçadores para a classe trabalhadora. Temos muitos motivos para protestar."
"Lembro-me da primeira vez que tive conhecimento da importância dessa data. Eu tinha 16 anos e cheguei para morar em São Paulo, um ano antes do golpe de 64."
 "No supermercado em que fui trabalhar, tinha um sujeito que tentava organizar os trabalhadores, e conseguia em parte. Ele não largava o livrinho do Manifesto Comunista e por isso tinha o apelido de Tião Livrinho."
Ver matéria completa no site abaixo:

sexta-feira, 28 de abril de 2017

PARALIZAÇÕES

  -BRASILIA
Centrais sindicais indicam 10 a 15 mil manifestantes na Esplanada (Foto: Letícia Carvalho/G1)

"Bloqueado desde a 0h desta sexta-feira (28), o trânsito na região central de Brasília foi liberado pelas equipes do Detran e da Polícia Militar por volta das 19h15. Os protestos convocados por sindicatos e movimentos sociais, contra as reformas trabalhista e da Previdência, se estenderam por todo o dia, e foram encerrados no início da noite."
"Segundo estimativa da CUT, 25 mil manifestantes passaram pela Esplanada dos Ministérios durante todo o dia. A Polícia Militar informou que cerca de 3 mil pessoas estavam no local no ápice dos protestos, por volta do meio-dia, mas não divulgou estimativa total de público."
Integrantes do Sindicato dos Servidores da Saúde colocam faixa no Hospital de Base (Foto: SindiSaúde/Divulgação)

“Os manifestantes se concentraram perto do Museu Nacional Honestino Guimarães, no início da Esplanada, e seguiram em caminhada rumo ao Congresso por volta das 12h. O ato no local se estendeu até as 14h. Em seguida, manifestantes continuaram no local, mas sem carros de som ou programação.”

“Pela manhã, integrantes do Sindicato dos Servidores da Saúde (SindSaúde) pregaram faixas e baners com mensagens de protesto no Hospital de Base, por volta das 7h. A categoria é contrária as reformas trabalhista e da previdência, além da criação do Instituto Hospital de Base.”

As faixas estendidas continham os dizeres "O povo não vai pagar essa conta" e "Instituto aqui não". Segundo o sindicato, a ação não interferiu nos serviços do hospital, que funcionou normalmente.”

   Ver matéria completa no site abaixo:

 http://g1.globo.com/distrito-federal/noticia/apos-dia-de-paralisacoes-transito-e-liberado-na-esplanada-dos-ministerios.ghtml serviços do

Manifestantes protestam nas principais cidades do Brasil
www.cartacapital.
‘Manifestantes protestam nas principais cidades do Brasil. Em São Paulo, ato convocado pelas centrais sindicais reúne dezenas de milhares no Largo da Batata, na zona oeste da capital
Jandira Feghali relata violência da Polícia Militar no Rio
www.cartacapital
“A deputada federal Jandira Feghali (PCdoB-RJ) disse, por meio do Twitter, que a Polícia Militar do Rio de Janeiro está agindo com truculência contra manifestantes e grevistas, incluindo idosos.”

“Manifestantes protestam na Av.Paulista”.


  “Manifestantes ocupam três faixas da Av. Paulista, em frente ao vão do MASP, contra as reformas propostas por Michel Temer. O protesto é puxado pela central sindical Conlutas. Em São Paulo, está previsto um ato às 17h no Largo da Batata, na região oeste da capital. A expectativa é que esta manifestação siga para a casa de Temer, localizada no bairro Alto de Pinheiros.”

“Delegado ameaça indiciar militantes do MTST por organização criminosa. São os "presos políticos da greve", diz Boulos”.

 www.cartacapital 

“Seis militantes do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) que participavam do bloqueio da Radial Leste, na capital paulista, foram presos na manhã desta sexta-feira 28. Os detidos acabaram conduzidos à 65ª Delegacia de Polícia, em Itaquera.”

“São Paulo: Para Doria, grevistas são /vagabundos e preguiçosos”.

 www.cartacapital 

"O prefeito de São Paulo, João Doria (PSDB), chamou de “vagabundos”, “preguiçosos” e “pelegos” os trabalhadores que aderiram à greve geral desta sexta-feira, em protesto contra as reformas trabalhista e da Previdência."

Ver matéria completa no site abaixo:


https:/www.cartacapital..com.br/politica/greve-geral-contra-as-reformas-de-temer-toma-o-pais
“Greve Geral tem adesão e apoio histórico e vai ultrapassar número de 35 milhões de 1989”.
“Objetivo agora é reverter votação da Reforma Trabalhista no Senado e retirar a proposta do fim da aposentadoria na Câmara.”

Escrito por: Reportagem André Accarini e texto Érica Aragão • Publicado em: 28/04/2017 - 16:45 • Última modificação: 28/04/2017 - 18:12


As imagens das ruas do #BrasilEmGreve mostraram a vitoriosa #GreveGeral deste dia 28.

“Segundo dirigentes da CUT Nacional, foi a maior greve dos últimos 100 anos e agora o objetivo é rever os votos dos senadores com a Reforma Trabalhista que já passou na Câmara e retirar da pauta dos deputados a Reforma da Previdência nos próximos dias.”
“Na tarde do dia 26, dia da Greve Geral, a Revista Veja abriu uma enquete em seu site com a seguinte pergunta: “você concorda com a greve geral desta sexta-feira?” Até às 16h do dia 28, 755.260 mil (96%) pessoas se disseram favoráveis a paralisação. Outras 28.716 mil (3,66%) se mostraram contrárias. Coincidentemente, o porcentual de pessoas contra a greve são exatamente o mesmo porcentual de aprovação do governo Temer (4%), conforme a pesquisa realizada pela consultoria Ipsos e publicada na BBC Brasil.”
“Essa é a maior greve trabalhista já realizada no país e foi comparada ao movimento de 1989, quando 35 milhões de trabalhadores paralisaram os trabalhos. “Ainda não há estimativa, mas a Central vai ultrapassar esse número”, disse o presidente Nacional da CUT, Vagner Freitas para o Congresso em Foco.”
“Todas as categorias e todos os Estados participaram da Greve Geral e de atos contra as Reformas de Temer e seus aliados.”(...)
Ver matéria completa no site abaixo:                                                                               

http://www.cut.org.br/noticias/greve-geral-tem-adesao-e-apoio-historico-e-pode-ultrapassar-numero-de-35-milhoes-53b8/

“Em Belo Horizonte o metrô parou completamente e os ônibus circularam parcialmente; todas as escolas e universidades públicas aderiram à paralisação.”

BERNARDO MIRANDA

MARIA LÚCIA GONTIJO
“Após milhares de manifestantes saíram em passeata pelo centro de Belo Horizonte contra as reformas que alteram a Consolidação das Leis Trabalhista (CLT) e as regras de aposentadoria, o balanço dos organizadores é que ação foi positiva.”
“Apesar da adesão à manifestação ter sido atrapalhada pela chuva e não ter alcançado o número esperado, eles acreditam que o grande número de paralisações será suficiente para pressionar o congresso. A Polícia Militar não divulgou estimativas do público.”
“Segundo a presidente do Central Única de Trabalhadores (CUT) em Minas,  Beatriz Cerqueira, essa foi a maior mobilização dos trabalhadores de Minas Gerais das últimas décadas.”
Ver matéria completa no site abaixo:


“Rio: aeroportos param; ônibus, metrô e barcas funcionam parcialmente.”
“Veja primeiro balanço das manifestações no estado.”
Fania Rodrigues
Rio de Janeiro (RJ)  -  28 de Abril de 2017 às 09:31
Aeroviários fizeram manifestação em frente aos aeroportos do Rio de Janeiro / Foto: MIC

“Em adesão à greve geral convocada para esta sexta-feira (28), contra o governo não eleito de Michel Temer, aeroviários paralisam atividades nos aeroportos Santos Dumont e Galeão, no Rio de Janeiro. Diversos voos foram cancelados entre às 3h e a 8h da manhã e muitos estão atrasados .(...)”

“Hoje não é um dia seguro para voar”, informavam os integrantes do Sindicato Nacional dos Aeroviários aos passageiros. No Galeão, a maior parte dos cancelamentos de voos foram de companhias aéreas internacionais, informou o movimento grevista.”
“No Santos Dumont, trabalhadores aeroviários que exercem atividades  em terra cruzaram os braços e vias de acesso ao aeroporto foram bloqueadas. Por volta das 8h da manhã a polícia militar dispersou os manifestantes e três trabalhadores ficaram feridos.(...)”
Edição: Simone Freire
Ver Matéria completa no site abaixo:
“Polícia confunde manifestação com crime”, diz advogado do MTST; 16 são detidos em SP
Em ação na zona leste da capital paulistana, seis militantes são sem-teto.”
Vivian Fernandes
Brasil de Fato | São Paulo (SP)  - 28 de Abril de 2017 às 14:01
?
Ato do MTST na zona leste de São Paulo nesta sexta (28) / Mídia Ninja

“Seis integrantes do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST), que realizavam um protesto na Radial Leste, em São Paulo (SP), foram detidos e se encontram no 65º Distrito Policial (DP), Artur Alvim, na Zona Leste da capital.”
“O protesto, que ocorreu nesta sexta-feira (28), fez parte do dia de mobilizações em torno da greve geral, convocada por entidades e movimentos populares. Segundo o advogado Felipe Vono, que acompanha os militantes detidos, o delegado Marcos Luis Gomes pretende enquadrar três, dos seis militantes presentes nas ações da região, nas práticas de associação criminosa, de explosão e de incêndio.”
“O delegado “imputa a essas pessoas a prática de associação criminosa; confunde uma manifestação social com a prática de crime. Confunde uma quadrilha com o um movimento social. Associação criminosa pressupõe um grupo de pessoas que se reúnem para cometer crimes, e nós estamos entre um grupo de pessoas que se reuniu para lutar por direitos, para lutar pela Previdência Social, contra a reforma trabalhista”, afirma Vono.”
Edição: Simone Freire

quinta-feira, 27 de abril de 2017

DIA DO TRABALHADOR


“São Paulo terá ato unificado de centrais sindicais no 1° de maio”.
“Mobilização do Dia do Trabalhador contará com apresentações musicais de Emicida e Leci Brandão.”
Redação
Brasil de Fato | São Paulo (SP)   - 25 de Abril de 2017 às 16:30
1° de maio tem concentração marcada para às 12h no vão livre do Masp, em São Paulo / Tânia Rêgo/Agência Brasil

O 1° de maio, Dia dos Trabalhadores e Trabalhadoras, será marcado por um ato unificado de centrais sindicais em São Paulo. Organizada pela Central Única dos Trabalhadores, pela Intersindical e pela Central dos Trabalhadores do Brasil, a mobilização terá como principais pautas a defesa da Previdência Social e dos direitos trabalhistas, assim como os 100 anos da Greve Geral de 1917.”
“A atividade tem concentração marcada para às 12h no vão livre do Masp, localizado na Avenida Paulista, e contará com apresentações musicais de nomes como Emicida, Leci Brandão, MC Guimê, As Bahias e a Cozinha Mineira e Ilú Obá de Min.”
“Cidades no interior paulista também terão atividades unificadas, de acordo com a CUT-SP. Em Campinas, o ato será realizado na Avenida Francisco Glicério, com início marcado para às 10h. Em Araraquara, a concentração ocorrerá a partir das 14h na Praça Deputado Scalamandré Sobrinho.”
Edição: Mauro Ramos
Transcrito do Brasil de Fato, do site abaixo:

https://www.brasildefato.com.br/2017/04/25/sao-paulo-tera-ato-unificado-de-centrais-sindicais-no-1o-de-maio

“Mobilização pela democracia”.

 “Jornada de Lutas pela Democracia inicia no dia 9 de maio, com vigílias de grupos religiosos e apresentações artísticas.”

Brasil de Fato | Curitib(PR) -27 de Abril de 2017 às 11:09
Reformas ameaçam direitos adquiridos na CLT / Charge: João Bosco Jacó de Azevedo.





“No dia 10 de maio, o ex-presidente Lula está convocado pelo juiz Sérgio Moro a depor em audiência na operação Lava Jato. Em três anos de investigação, nada se comprovou contra o ex-sindicalista – o que gerou apenas exposição e desgaste na mídia.”
“Durante essa semana, surgiram boatos sobre a transferência da data da audiência. Apenas quarta-feira (26) Moro tomou uma definição. A guerra psicológica envolve a mídia e o judiciário. Ela tem o objetivo de fragilizar a mobilização popular em defesa dos direitos políticos do ex-presidente, impedindo possível candidatura para 2018.”
Queremos reformas que atendam aos interesses dos trabalhadores, e não das elites.“

“Mesmo com a mudança, centenas de caravanas virão de modo pacífico à capital do Paraná. A chamada Jornada de Lutas pela Democracia inicia no 9 de maio, com intervenções de grupos religiosos, advogados, artistas, até o dia 10. Todo esse período será de lutas, desde a greve geral do dia 28 de abril, passando pelo Dia dos Trabalhadores (1º de Maio), entre outras atividades.”
“Não se trata apenas de um momento para afirmar a candidatura de Lula. É a chance para se pensar os rumos do Brasil que queremos, a partir de reformas que atendam aos interesses dos trabalhadores, e não das elites.”
Edição: Brasil de Fato Paraná
Transcrito do site abaixo:
https://www.brasildefato.com.br/2017/04/27/mobilizacao-pela-democracia

“Vagner Freitas: O que mobiliza a greve é o Temer!”

Em entrevista ao Conversa Afiada, Vagner afirma que eles querem é rasgar a CLT

Escrito por: Paulo Henrique Amorim / Conversa Afiada • Publicado em: 27/04/2017 - 22:50
Foto: Roberto Parizotti / CUT
Faltando poucas horas para o início da Greve Geral, Vagner Freitas deu esta entrevista ao jornalista Paulo Henrique Amorim, do portal Conversa Afiada. 
“PHA: Eu converso com Vagner Freitas, presidente da CUT. Vagner, o que é que pára amanhã (28/04)?”
“Vagner Freitas: Tudo, Paulo. Nós vamos fazer a maior greve geral da história do Brasil. Nós estamos muito animados, ainda mais com a palhaçada feita pelos congressistas ontem. Isso colocou mais fogo na greve, ainda. Estou em contato com nossos sindicatos, com as demais centrais sindicais. A revolta pelo fim da CLT, ontem, potencializa mais a greve. Então, são todos os setores.”
“E não é verdade que é uma greve só do transporte, não. O Setor de transporte é essencial na greve, e vai parar junto. São Paulo, por exemplo, não vai acontecer amanhã. Os ônibus estarão em greve, os trens, os metrôs, aeroporto. Agora, as categorias estarão em greve, os trabalhadores estarão em greve, por conta do desmonte da CLT, da possibilidade de perder a aposentadoria... Eu acho que vai ser um movimento muito forte, com todas as centrais sindicais - é importante citar, não é só a CUT. Todas as centrais sindicais estão organizando a greve com muita fibra”(...).
Ver matéria completa no site abaixo:

http://www.cut.org.br/noticias/vagner-freitas-o-que-mobiliza-a-greve-e-o-temer-5444/