quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Mandela Para Sempre!

“Dediquei minha vida à luta do povo africano. Lutei contra a dominação branca e contra a dominação negra. Meu ideal é o de uma sociedade livre  e  democrática  em  que  todas  as pessoas vivam em harmonia com iguais oportunidades. 7 páginas R$ 89 Editora Nossa Cultura Compre no R7 Livros."










       Mandela dedicou sua vida à luta pela igualdade.
        “— Sonho com o dia em que todos compreenderão que foram feitos para viver              como irmãos”
       Foto: REUTERS/Dylan Martinez

      Foto: Getty Images Africa do Sul pós-apartheid é a busca de uma nação inclusiva,                    compreensiva e acolhedora.
        “Tenha compaixão por todas as pessoas”, revendo o passado segregacionista, uma das marcas da         África do Sul pós-apharteid é a marca de nação inclusiva, compreensiva e acolhedora 

      “Seja Humilde. Sob a busca da Igualdade e da Justiça repousa  o entendimento  que o                homen é um social que precisa aprender a se desenvolver e exercer a sua individualidade           respeitando os outros e se colocando aberto a ideias distintas  numa convivência harmoniosa”

           Tenha Fé na Justiça. A trajetória da sua vida mostra que, á parte a injustiça reinante em alguns                  momentos, a justiça pode ser obtida após muita luta e muito esforço.


            O     ex-presidente sul-africano Nelson Mandela morreu na quinta-feira 05/12/2013, aos 95 anos.
            “Sou o capitão de minha alma...”
            Foto: Michael Kooren / Reuters 
     

            Milhares de sul-africanos fazem fila para dar o último adeus a Mandela
            Caixão do ex-presidente circulou pelas ruas de Pretória
            Sul-africanos fazem fila para reverenciar pela última vez o líder Nelson Mandela (Foto: Kevin                       Coombs/Reuters)
              O velório de Nelson Mandela recomeçou na sexta-feira (13) pelo terceiro e último dia na                     sede do governo da África do Sul, em Pretória, onde os cidadãos terão a última                                   oportunidade de se despedir .

Wine  Mandela e Graça Marchal a primeira e a atual   esposa de Mandela.


Presidente Barack Obama cumprimenta a viúva de Mandela Graça Machel.

                                           Foto: AFP
 Milhares de pessoas começam a lotar o FNB Stadium, mais conhecido como Soccer City, em Johanesburgo, para assistir à cerimônia de despedida de Nelson Mandela.

Foto: Mauro Pimentel / Terra


Foto: Getty Images
             Charles Zulu, 42 anos comerciante de rua: "Antes de Mandela chegar ao poder, nós                            odiávamos os brancos, ele nos ensinou a perdoar, a esquecer e seguir adiante,ele nos                        ensinou a usar nossas mentes,a procurar habilidades nos outros, a aprender com eles ...”

 
Mahatma Gandhi, grande defensor do 
princípio de não agressão como forma de protesto
Foto: AFP

À semelhança de Gandhi e King, Mandela conseguiu liderar verdadeiras mudanças na sociedade por meio de resistência pacífica. A abrangência de sua mensagem é tamanha que muitos se questionam se apenas sua memória será suficiente para manter a paz na África do Sul, onde os brancos ainda detém muito poder mas já surgem os primeiros bilionários negros, fruto de uma política agressiva de reparação econômica nos últimos anos. 


Martin Luther King, defensor dos direitos
civis dos negros nos Estados Unidos
Foto: AFP













Martin Luther King líderou movimentos que buscavam o respeito aos direitos dos negros e o fim da discriminação racial nos EUA. Luther King liderou protestos pacíficos e conseguiu mudar a situação dos negros em seu país.

"O que me preocupa não é o grito dos maus. É o silencio dos Bons!"







Michele Obama demonstra respeito e admiração em sua visita à Mandela.

Mandela discursa durante comício presenciado por mais de 100 mil pessoas em estádio de futebol em Soweto, em 13 de fevereiro de 1990, dois dias após deixar a prisão
Foto: AFP






Desmond Mpilo Tutu é um arcebispo da Igreja Anglicana consagrado com o Prêmio Nobel da Paz por sua luta contra o Apartheid em seu país natal


















Frederik Willem de Klerk foi presidente da África do Sul de setembro de 1989 a maio de 1994, tendo sido o último branco a ocupar o cargo. De Klerk foi também o líder do Partido Nacional, de fevereiro de 1989 a setembro de 1997





                      Pretória se despede de Mandela
                 Corpo do líder sul-africano será enterrado no vilarejo de Qunu.
                 
Mais de 30 mil pessoas já passaram pelo velório.




                                     Familia Mandela durante o funeral.

              Neto de Mandela agradece mensagens de apoio           Em comunicado, Mandla reconhece que líder não pertencia apenas à família,                mas "ao mundo inteiro"




Policial patrulha área onde Mandela será enterrado13.12.2013/PEDRO UGARTE / AFP

Os rituais tradicionais da etnia Xhosa, incluindo o sacrifício de um boi, protagonizarão o enterro do líder sul-africano, Nelson Mandela, neste domingo (15) no povoado de Qunu, revelaram os líderes de seu clã.  



O corpo do ex-presidente da África do Sul e líder antiapartheid Nelson Mandela foi enterrado neste domingo (15) em seu vilarejo ancestral de Qunu, na África do Sul, após dez dias de homenagens e funerais. Mandela morreu no dia 5 de dezembro aos 95 anos, e foi enterrado ao lado dos restos mortais de três de seus filhos.



Que o brilho da LUZ de Mandela, permaneça como herança nos corações humanos de boa vontade, não como mito mas real.

Flor Ouro de Mandela

Nelson Mandela, morto no último dia 5 aos 95 anos, foi inspiração para cientistas da África do Sul. Em setembro de 1996, pesquisadores do Jardim Botânico Kirstenbosch, da Cidade do Cabo, apresentaram ao então presidente sul-africano a flor Strelitzia Reginae que recebeu o nome popular de “Ouro de Mandela”.
Sua cor amarelada se destaca em meio à vegetação do Kirtenbosch, que fica próximo a um dos principais pontos turísticos da cidade, a Montanha Mesa (Table Mountain). O local é conhecido por preservar espécies de diferentes biomas do país africano.

O Instituto Nacional de Biodiversidade Sul-africano (Sanbi, na sigla em inglês), responsável por cuidar da reserva natural, informou por meio de nota que “continuará a defender a conservação e uso sustentável da rica biodiversidade da África do Sul como legado deixado por Madiba".




segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Mandela, a humildade e a genialidade

Do R7, com agências internacionais

"Ex-presidente recebe homenagens no mundo todo06.12.13/REUTERS/Babu
“Nelson Mandela, morto na última quinta-feira (5), será enterrado no próximo dia 15, na aldeia de Qunu, afirmou nesta sexta-feira (6) o presidente da África do Sul, Jacob Zuma.
Qunu é o local onde o ex-presidente sul-africano passou a infância. Além disso, serão realizadas homenagens em todas as províncias.
"Vamos dar um funeral de Estado ao ex-presidente Nelson Mandela, e ele será enterrado em 15 de dezembro em Qunu, em Cabo Oriental", disse Zuma.

— Nós iremos trabalhar em conjunto para organizar o funeral mais digno possível para este filho excepcional de nosso país e pai de nossa jovem nação.
O atual presidente sul-africano agradeceu as mensagens de condolências vindas de toda a África do Sul e do mundo inteiro.
”"



Dilma estará entre os vários líderes mundiais esperados no funeralEd Ferreira/03.10.2012/Estadão Conteúdo
        No sorteio dos grupos da Copa do Mundo, a presidenta Dilma Rousseff, pede um minuto de silencio em homenagem ao líder Nelson Mandela.

    “O funeral do ex-presidente sul-africano Nelson Mandela será no dia 15 de dezembro, anunciou hoje (6) o atual chefe de Estado, Jacob Zuma. A Presidência da República informou que a presidente Dilma Rousseff viajará ao país para acompanhar a cerimônia. Mandela será enterrado com honras de chefe de Estado. Diversos líderes mundiais são esperados para o funeral.
     No dia 10 de dezembro, será realizada uma cerimônia nacional em memória do líder, no estádio de Soweto, em Johannesburgo. O corpo do ex-presidente ficará exposto na sede da Presidência em Pretória, entre os dias 11 e 13 de dezembro.”


Dividiu o Prêmio Nobel da Paz com o último presidente branco do país, F. W. de Klerk, em 1993.
 Enquanto lutava para conter as lágrimas, O arcebispo emérito sul-africano Desmond Tutu afirmou que seu velho amigo foi "um unificador desde o momento em que saiu da prisão". Mandela passou 27 anos na prisão durante o apartheid. Após o final do regime segregacionista da minoria branca, se converteu em presidente em 1994 e conseguiu unificar seu país com uma mensagem de  reconciliação. Este ícone da luta contra a segregação racial foi "um presente incrível de Deus".

"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo".
Sempre preocupado com a educação infantil, Mandela disse, durante a comemoração de seu aniversário de 88 anos, que "nós queremos crianças que tenham estudo, porque, se você não tiver educação, você nunca se tornará líder" .
Foto: AP Photo/Themba Hadebe

. "É por meio da educação que a filha de um camponês se torna médica, que o filho de um mineiro pode chegar a chefe de mina, que um filho de trabalhadores rurais pode chegar a presidente de uma grande nação", disse Mandela, que se formou em direito, após se recusar a seguir os planos de sua família e a assumir a chefia da tribo onde nasceu .
Foto: SEYLLOU/AFP

sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Era meu Prisioneiro, Meu Amigo e Meu Pai - Nelson Mandela


Em junho deste ano, o presidente Obama visitou a penitenciária de Robben Island 30.06.2013/Carolyn Kaster/AP


"Christo Brand, um dos principais carcereiros que Nelson Mandela teve na prisão de Robben Island, na Cidade do Cabo, onde o ex-presidente passou 18 de seus 27 anos de detenção, disse nesta sexta-feira (6) que Madiba "era meu prisioneiro, meu amigo e meu pai".
"Quando foi libertado, a prisão ficou vazia para mim", declarou à agência sul-africana de notícias SAPA.
— Era como um pai para mim. Quando eu tinha um problema, me dava conselhos. Era meu prisioneiro, mas também meu pai!
Brand revelou ainda que manteve uma relação de amizade com Mandela na prisão, mesmo não sendo permitido, e que também manteve contato com Mandela após sua libertação.
— Não havia nenhuma barreira de cor entre nós. Ele era um ser humano.
A luta contra o apartheid
Líder da luta dos negros contra a segregação do apartheid, Nelson Mandela passou 27 anos de sua vida detido. Solto em 1990, o preso político mais famoso do mundo se tornou, quatro anos depois, o primeiro presidente negro democraticamente eleito de seu país (1994-1999). Ele se aposentou ao fim de seu mandato para se dedicar à proteção da infância e à luta contra a Aids, uma praga que assola a África do Sul.
O Longo Caminho para a Liberdade (título de sua autobiografia publicada em 1994) começou em 18 de julho de 1918, na aldeia de Mvezo, no bantustão do Transkei (hoje Província do Cabo Oriental), onde nasce no clã real dos Thembu, de etnia xhosa.
"Lutei contra a dominação branca e lutei contra a dominação negra", dizia ele para resumir sua longa luta pela liberdade.
 Meu ideal mais caro foi o de uma sociedade livre e democrática, na qual todos viveriam em harmonia com chances iguais. Eu espero viver tempo bastante para conseguir isso. Mas, se for necessário, é um ideal pelo qual eu estou disposto a morrer.
Do presídio de Robben Island, onde passaria 18 anos, e das prisões de Pollsmoor e de Victor Verster, Mandela inspira a Revolta das Townships (1976). Também é na prisão que ele é alvo das aproximações secretas do governo branco, que antecederam as negociações com o Congresso Nacional Africano (ANC, na sigla em inglês).
Solto em 11 de fevereiro de 1990, o detento 46.664 (número que passa a simbolizar sua grande campanha contra a Aids) reaparece frente às câmeras de todo o mundo ao lado de sua segunda mulher, Winnie. Eles se separariam dois anos depois.
Triunfalmente eleito nas eleições de 27 de abril de 1994, ele estabelece desde seu discurso de posse a missão que guiaria sua Presidência. Convencido de que

a sociedade sul-africana continuaria a trabalhar para fazer do país "um milagre", ele prometeu: "Quando eu entrar na eternidade, terei o sorriso nos lábios".

Copyright Efe - Todos os direitos de reprodução e representação são reservados para a Agência Efe
O dia nasceu e as pessoas saíram de casa para o trabalho na capital, Pretória, em Johannesburgo e na Cidade do Cabo, mas muitos ainda estavam em choque pela morte do homem que foi um símbolo mundial da reconciliação e da coexistência pacífica
Foto: 06.12.13/REUTERS/Siphiwe Sibeko

quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Adeus Mandela.

                          

                         É com imensa  tristeza  que  reproduzimos  a  notícia  da  morte  do  “Madiba” Nelson  Mandela, uma grande LUZ que lutou, iluminou e aqueceu corações  e  almas  neste mundo  e  continuará  a    fazê-lo,  pois  sua  LUZ  não  se  apagará, mas  brilhará  ainda  mais orientando   a   África  do  Sul  e  os negros, mestiços  e   brancos de  todo  o   planeta,   pois criou  através da  filosofia  da  Luta ,  do Amor  e  do  Perdão  a  possibilidade de uma  grande  democracia  multiracial.

                         Nós  respeitosamente,  nos  curvamos   e   lhes   saudamos  “Madiba”,  lhe agradecendo  cada minuto de sua existência,  do  fundo  de  nossos  corações  em nome da raça  humana.

Nascemos para manifestar
a glória do Universo que está dentro de nós.
Não está apenas em um de nós: está em todos nós.
E conforme deixamos nossa própria luz brilhar,
inconscientemente damos às outras pessoas
permissão para fazer o mesmo.
E conforme nos libertamos do nosso medo,
nossa presença, automaticamente, libera os outros.


quarta-feira, 20 de novembro de 2013

.Dia 20 de Novembro – dia da Consciência Negra .

                   “ Só  temos consciência  daquilo  que  conhecemos, o que não conhecemos não existe para  nós! "


          O doutor Tarcísio José  Martins, é advogado  militante, pesquisador da história mineira, romancista, poeta e autor de vários livros, dentre eles , Quilombo do Campo Grande  e  A História  de  Minas  roubada  do  povo ...
          Uma confederação de quilombola chamada  Campo Grande, com a capital, no Quilombo do   Ambrósio,  atacado  em    1 746  sediado  em  Cristais- MG,  alicerçado   em    inúmeros documentos administrativos, eclesiásticos  e  cartográficos  comprovando  a história narrada. Na  sua  luta contra  a   falsificação   da   Confederação    Quilombola    do  Campo   Grande, “  dr. Tarcísio aquilombou –se  no  IHGMG (Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais ... que  fez   desse    historiador    seu  membro  efetivo , sob a cadeira nº  92.”
       Um território maior que Palmares, um reino no interior das Minas Gerais sob o comando do rei Ambrósio.

   

Alicerce da casa em ruínas... Cristais-MG - 1ª Morada do Rei Ambrósio.














        "Você  sabia que o Morro da Meia laranja foi palco de guerras sangrentas entre 1741/46?" Livro: "História de Cristais -  Maria Salomé Reis “.



Ruínas da Intendência de S. Pedro de Alcântara do Jacuí.
















·         A região quilombola escondida pela expressão “Sapucaí” na verdade, era conhecida como Sertões do Jacuhy.


Detalhes do muro que se encontra no terreno da família Salera, próximo à Barragem do Benfica.Itaúna – MG. TV Fanzini

















segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Um Mestre...


              Educado, atencioso, generoso, culto, amante da família e ciente de suas responsabilidades místicas e exigências milenares.
          Éramos um grupo de neófitos Rosa cruzes e Maçons, com identidades religiosas diferentes (católicos, evangélicos, espíritas....) que procurávamos a Verdade “a eterna busca” e, nossas conversas poderiam durar até o amanhecer. Em alguns desses agradáveis encontros ,  pois era sempre muito bom poder  apresentar  nossas ideias e ouvir as colocações  do Guido, que começava    sempre com um “sorriso.”..
        Na época estava apreensiva com a leitura da “Técnica do Discípulo” esse era o foco da conversa naquela noite, após  muitos questionamentos, o Guido sorri e pergunta: Alguém já leu a “Técnica do Mestre?” Ele que sempre ouvia pacientemente,  respeitava cada limite e crença religiosa, poucas vezes ficava nervoso  e no final sempre nos fazia refletir mesmo sem ser esse o seu objetivo.  E fomos descobrindo juntos, cada um á sua maneira,  que o Cósmico em seu infinito Amor e Misericórdia nos dá uma  oportunidade, independente de sermos  Neófitos, Discípulos ou Mestres , ricos ou pobres,  religiosos ou não, nos  fazendo vivenciar e aprender  as difíceis lições dessa vida terrena,   nos tornando  mais humanos, menos arrogantes, dominadores e  cruéis, pois  em relação ao Universo, somos como  grãos de areia,  míseros mortais ascendendo lentamente , amparados pelos seres cósmicos , na  grande espiral do tempo, individual e coletivamente.
         Há cerca de vinte anos, no nascimento do meu filho ele  nos brindou com a sua presença  lá em casa: “ vim dar as boas vindas ao recém chegado”, foram as suas palavras...  E na luta diária o  tempo escoou inexoravelmente para todos , em sua doença também eu e meu filho  fomos visitá-lo, conversamos bastante sobre  a diversidade  de crenças e religiões, os diferentes caminhos,  as Escolas Místicas,  “a eterna busca”, nossa  responsabilidade para com as crianças e jovens na sociedade atual e o conhecimento sagrado que foi  preservado através das  Eras...  para nós não era uma despedida, pois esperávamos voltar mais vezes.  Mas ele sempre com aquele “sorriso” de quem sabe um pouco mais, conhecia  a imutabilidade da Lei.
           Agradecemos ao Cósmico o  privilégio de termos convivido com sua presença,  sabedoria e luz interior que beneficiou a todos os que o rodearam nessa vida, dos mais próximos aos mais distantes  cumprindo sua meta de  ajudar  a  afastar  as trevas da ignorância, mantendo  sempre  presente em sua existência a” Flor de Liz e a Rosa Vermelha,” suas preferidas..

               Mestre,  receba nosso respeito.

                Paz Profunda!

Gifs-animados.net

                                                                                     
                  Sóror   Ana Santos.                                  
                                                                                                                                                                                           .                                                                                                                                       +   07 /AGO /2013