quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Mandela Para Sempre!

“Dediquei minha vida à luta do povo africano. Lutei contra a dominação branca e contra a dominação negra. Meu ideal é o de uma sociedade livre  e  democrática  em  que  todas  as pessoas vivam em harmonia com iguais oportunidades. 7 páginas R$ 89 Editora Nossa Cultura Compre no R7 Livros."










       Mandela dedicou sua vida à luta pela igualdade.
        “— Sonho com o dia em que todos compreenderão que foram feitos para viver              como irmãos”
       Foto: REUTERS/Dylan Martinez

      Foto: Getty Images Africa do Sul pós-apartheid é a busca de uma nação inclusiva,                    compreensiva e acolhedora.
        “Tenha compaixão por todas as pessoas”, revendo o passado segregacionista, uma das marcas da         África do Sul pós-apharteid é a marca de nação inclusiva, compreensiva e acolhedora 

      “Seja Humilde. Sob a busca da Igualdade e da Justiça repousa  o entendimento  que o                homen é um social que precisa aprender a se desenvolver e exercer a sua individualidade           respeitando os outros e se colocando aberto a ideias distintas  numa convivência harmoniosa”

           Tenha Fé na Justiça. A trajetória da sua vida mostra que, á parte a injustiça reinante em alguns                  momentos, a justiça pode ser obtida após muita luta e muito esforço.


            O     ex-presidente sul-africano Nelson Mandela morreu na quinta-feira 05/12/2013, aos 95 anos.
            “Sou o capitão de minha alma...”
            Foto: Michael Kooren / Reuters 
     

            Milhares de sul-africanos fazem fila para dar o último adeus a Mandela
            Caixão do ex-presidente circulou pelas ruas de Pretória
            Sul-africanos fazem fila para reverenciar pela última vez o líder Nelson Mandela (Foto: Kevin                       Coombs/Reuters)
              O velório de Nelson Mandela recomeçou na sexta-feira (13) pelo terceiro e último dia na                     sede do governo da África do Sul, em Pretória, onde os cidadãos terão a última                                   oportunidade de se despedir .

Wine  Mandela e Graça Marchal a primeira e a atual   esposa de Mandela.


Presidente Barack Obama cumprimenta a viúva de Mandela Graça Machel.

                                           Foto: AFP
 Milhares de pessoas começam a lotar o FNB Stadium, mais conhecido como Soccer City, em Johanesburgo, para assistir à cerimônia de despedida de Nelson Mandela.

Foto: Mauro Pimentel / Terra


Foto: Getty Images
             Charles Zulu, 42 anos comerciante de rua: "Antes de Mandela chegar ao poder, nós                            odiávamos os brancos, ele nos ensinou a perdoar, a esquecer e seguir adiante,ele nos                        ensinou a usar nossas mentes,a procurar habilidades nos outros, a aprender com eles ...”

 
Mahatma Gandhi, grande defensor do 
princípio de não agressão como forma de protesto
Foto: AFP

À semelhança de Gandhi e King, Mandela conseguiu liderar verdadeiras mudanças na sociedade por meio de resistência pacífica. A abrangência de sua mensagem é tamanha que muitos se questionam se apenas sua memória será suficiente para manter a paz na África do Sul, onde os brancos ainda detém muito poder mas já surgem os primeiros bilionários negros, fruto de uma política agressiva de reparação econômica nos últimos anos. 


Martin Luther King, defensor dos direitos
civis dos negros nos Estados Unidos
Foto: AFP













Martin Luther King líderou movimentos que buscavam o respeito aos direitos dos negros e o fim da discriminação racial nos EUA. Luther King liderou protestos pacíficos e conseguiu mudar a situação dos negros em seu país.

"O que me preocupa não é o grito dos maus. É o silencio dos Bons!"







Michele Obama demonstra respeito e admiração em sua visita à Mandela.

Mandela discursa durante comício presenciado por mais de 100 mil pessoas em estádio de futebol em Soweto, em 13 de fevereiro de 1990, dois dias após deixar a prisão
Foto: AFP






Desmond Mpilo Tutu é um arcebispo da Igreja Anglicana consagrado com o Prêmio Nobel da Paz por sua luta contra o Apartheid em seu país natal


















Frederik Willem de Klerk foi presidente da África do Sul de setembro de 1989 a maio de 1994, tendo sido o último branco a ocupar o cargo. De Klerk foi também o líder do Partido Nacional, de fevereiro de 1989 a setembro de 1997





                      Pretória se despede de Mandela
                 Corpo do líder sul-africano será enterrado no vilarejo de Qunu.
                 
Mais de 30 mil pessoas já passaram pelo velório.




                                     Familia Mandela durante o funeral.

              Neto de Mandela agradece mensagens de apoio           Em comunicado, Mandla reconhece que líder não pertencia apenas à família,                mas "ao mundo inteiro"




Policial patrulha área onde Mandela será enterrado13.12.2013/PEDRO UGARTE / AFP

Os rituais tradicionais da etnia Xhosa, incluindo o sacrifício de um boi, protagonizarão o enterro do líder sul-africano, Nelson Mandela, neste domingo (15) no povoado de Qunu, revelaram os líderes de seu clã.  



O corpo do ex-presidente da África do Sul e líder antiapartheid Nelson Mandela foi enterrado neste domingo (15) em seu vilarejo ancestral de Qunu, na África do Sul, após dez dias de homenagens e funerais. Mandela morreu no dia 5 de dezembro aos 95 anos, e foi enterrado ao lado dos restos mortais de três de seus filhos.



Que o brilho da LUZ de Mandela, permaneça como herança nos corações humanos de boa vontade, não como mito mas real.

Nenhum comentário:

Postar um comentário