segunda-feira, 20 de novembro de 2017

DIA DA CONSCIENCIA NEGRA – 20 DE NOVEMBRO


 LIÇÕES DE  LUTA  DE NELSON MANDELLA.
greenme.com.br/viver/arte-e-cultura/5921-a-vida-de-nelson-mandela.
“Assim como Martin Luther King, Mandela passou sua vida lutando pelo reconhecimento dos direitos da população negra. Com Mandela, no entanto, falamos de África, daquela África do Sul, onde - inspirada pela ideologia nazista - tomou-se forma no início dos anos 1900 a segregação racial odiosa operada por brancos, o apartheid”.
“Mandela nasceu em 18 de julho de 1918 em Mvezi, uma pequena aldeia na região de Transkei, no sudeste da África do Sul, e estudou Direito na Universidade de Fort Hare, anos em que já se era conhecido por liderar várias manifestações estudantis.”

 Líder da luta dos negros contra a segregação do  apartheid, Nelson Mandela passou 27 anos de sua vida preso.

“Sempre parece impossível  até que seja feito”.

Nelson Mandella.



46664, o número de Mandela, na Ilha Robben.
  https://pt.wikipedia.org/wiki/Nelson_Mandela                     
    “Em 11 de fevereiro de 1990, Nelson Mandela deixou a prisão e, depois de ter suspendido a luta armada, tornou-se presidente do ANC em 1991. Após a reunião com Klerk, foi instituída a Convenção para uma África do Sul Democrática (Codesa) para criar um novo governo eleito por todos os cidadãos.   ‘
Os esforços de Mandela e de Klerk também levaram o Comitê do prêmio Nobel a premiar os dois lideres com o Prêmio da Paz em 1993 "por terem colocado as bases para uma África do Sul nova e  democrática" e como um incentivo para prosseguir seu compromisso.”
   https://pt.wikipedia.org/wiki/Nelson_Mandela                     
 ‘’A grande glória da vida não está em nunca cair, mas em se levantar a cada vez que caímos.”
Nelson Mandella.

NELSON MANDELA, PRESIDÊNCIA E RECONCILIAÇÃO.

greenme.com.br/viver/arte-e-cultura/5921-a-vida-de-nelson-mandela
“27 de abril de 1994: Dia das primeiras eleições democráticas abertas a todos os sul-africanos. ANC ganha com 62% dos votos e Mandela se torna presidente, mas o partido de Klerk ainda está incluído no primeiro governo de unidade nacional.”
 “Pacificação, incentivos econômicos e reconciliação durante a presidência, Mandela prefere não se vingar e trabalha pelo perdão dos inimigos políticos, ainda que, com a criação em 1995 da Comissão da Verdade e Reconciliação, aqueles que cometeram abusos e violência durante o período do  apartheid, tenham sido absolvidos.”
“Provocar o ressentimento é como beber veneno todos os dias, na esperança de matar o inimigo", dizia.
Ver site abaixo:
https://www.greenme.com.br/viver/arte-e-cultura/5921-a-vida-de-nelson-mandela
 aprender a se desenvolver e exercer sua individualidade respeitando os outros e se colocando aberto a ideias
Te Foto: Getty Images nric
 “Seja Humilde. Sob a busca da Igualdade e da Justiça repousa  o entendimento  que o homen é um ser social que precisa aprender a se desenvolver e exercer a sua individualidade respeitando os outros e se colocando aberto a ideias distintas  numa convivência harmoniosa .”
“Ninguém nasce  odiando outra pessoa, pela cor de sua pele, por sua origem ou ainda por sua religião.
Para odiar as pessoas precisam aprender, e se podem aprender a odiar, podem  ser ensinadas a  amar.”
Nelson Mandella.
    https://pt.wikipedia.org/wiki/Nelson_Mandela                     
"Lutei contra a dominação branca e lutei contra a dominação negra", dizia ele para resumir sua longa luta pela liberdade.
— Meu ideal mais caro foi o de uma sociedade livre e democrática, na qual todos viveriam em harmonia com chances iguais. Eu espero viver tempo bastante para conseguir isso. Mas, se for necessário, é um ideal pelo qual eu estou disposto a morrer.”
 Nelson Mandella.

‘A  Educação é a arma mais poderosa para mudar o mundo”.
Nelson Mandella.

Foto: AP Photo/Themba Hadebe
"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo".
Sempre preocupado com a educação infantil, Mandela disse, durante a comemoração de seu aniversário de 88 anos, que "nós queremos crianças que tenham estudo, porque, se você não tiver educação, você nunca se tornará líder" .

<
Te Foto: Getty Images                                                                                                                                                   “Tenha compaixão por todas as pessoas”, revendo o passado segregacionista, uma das marcas da África do Sul pós-apharteid é a marca de nação inclusiva, compreensiva e acolhedora.


“Sonho com o dia em que todos se levantarão e  compreenderão que foram feitos para viverem como irmãos.”
Nelson Mandella.
Foto: 06.12.13/REUTERS/Siphiwe Sibeko

O dia nasceu e as pessoas saíram de casa para o trabalho na capital, Pretória, em Johannesburgo e na Cidade do Cabo, mas muitos ainda estavam em choque pela morte do homem que foi um símbolo mundial da reconciliação e da coexistência pacífica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário