quinta-feira, 31 de dezembro de 2015

O Bóson de Higgs -

O deus hindu shiva executando a dança da Criação, tendo ao fundo as instalações do LCH, fronteira da França com a Suiça.



Deus ressuscitou. Nietzsche tinha afirmado em 1882, em “A Gaia Ciência”, que Ele esticara as canelas, e desde então a sentença Gott ist tot! - Deus está morto! - converteu-se ao mesmo tempo na certidão de óbito da Idade da Fé e na declaração de autonomia da ciência laica. Só que Ele acaba de ressuscitar. E não por força de algum milagre ou arrebatamento místico, mas pelas mesmas mãos que O sepultaram: as dos cientistas.
O fato ocorreu – na verdade, está ocorrendo – numa catedral enterrada 175 metros debaixo do chão, na fronteira da Suíça com a França. A igreja subterrânea tem a forma de um túnel circular de 27 km, custou quase 10 bilhões de euros, mais de 100 países participaram da sua construção e foi inaugurada em 2008. Ou melhor, foi colocada em funcionamento.
.


.OK, não se coloca uma catedral em funcionamento, você nunca ouviu falar dela e, se ouviu, sabe que não é uma catedral, mas o maior acelerador de partículas do mundo: o Large Hadron Collider (LHC) ou Grande Colisor de Hádrons. O LHC é a coisa mais cara e complexa que o ser humano já construiu e um de seus objetivos é descobrir o que aconteceu imediatamente após o Big Bang, a grande explosão que deu origem ao Universo, 14 bilhões de anos atrás. E foi preciso construir o LHC porque os outros aceleradores de partículas são menos potentes e só conseguem revelar o que ocorreu milionésimos de segundo depois do Big Bang – e fatos essenciais para explicar o Cosmos aconteceram antes disso, ou seja, bilionésimos de segundo após o BUUUMMM! (...)

créditos; Marco Antonio Beck - crônicas Carnívoras.

Feliz Ano Novo.


                                                  O deus hindu shiva 


Que 2016 , seja um ano com mais  força para  as lutas  legítimas do povo do planeta, por mais  justiça, menor  desigualdade, menos violência,  mais  solidariedade, verdade, respeito ,  tolerância , amor, liberdade   e  Paz.



quinta-feira, 24 de dezembro de 2015

Chico – um grande artista brasileiro.





PUBLICADO EM 22/12/15 -
Na noite desta segunda-feira (21), Chico Buarque foi abordado por um grupo de jovens que questionaram suas posições políticas. O músico, que tem histórico de alinhamento com a esquerda e o PT, discutiu com quatro homens em frente ao restaurante Sushi Leblon, no bairro da zona sul carioca, onde ele vive.
O registro da discussão foi feito pela jornalista Julia Moura e publicado no site "Glamurama". No vídeo, Chico aparece acompanhado dos cineastas Cacá Diegues e Miguel Faria Jr. -diretor do documentário atualmente em cartaz sobre a vida do artista-, além do escritor Eric Nepomuceno.
"Acho que o PSDB é bandido, e agora?", reage ele a um dos jovens que diz não ter partido e odiar política, mas que o "PT é bandido". Em outro momento, Chico pede a um dos rapazes que "procure se informar mais", porque "com base na revista 'Veja' você não irá muito longe".
Créditos:  FOLHAPRESS

O talento e a arte  do Chico sempre estiveram em  defesa dos  proletários, desde os tempos da ditadura


Chico Buarque e artistas gravam clipe para alunos de escolas ocupadas 



Chico Buarque ao lado de Dado Villa-Lobos e Paulo Miklos durante gravação da musica (Foto: Reprodução/YouTube)

 O cantor Chico Buarque está entre os músicos que dão voz à uma canção que apoia o movimento estudantil contra a reorganização escolar em São Paulo. A música “O Trono de Estudar” é do cantor Dani Black e está no Youtube.
 O apoio à ocupações nas escolas veio de vários artistas e a música traduz o que estudantes precisam como neste trecho: “Ninguém tira o trono do estudar / ninguém é dono do que a vida dá / e nem me colocando numa jaula / porque sala de aula / essa jaula vai virar".
Ao final do vídeo, movimentos contrários à reorganização são citados e deixam endereços para os interessados em acompanhar o tema. Entre os movimentos está a rede Minha Sampa e Rede Emancipa de Educação Popular.
No começo de dezembro, cerca de 200 escolas eram ocupadas em São Paulo. Os estudantes são contra a reorganização escolar anunciada pelo governo estadual e que pretendia aumentar o número de escolas de ciclo único. No processo, 93 unidades seriam fechadas.
Com os protestos, o governo estadual recuou e suspendeu a reorganização no dia 4 de dezembro. Após a decisão, as escolas começaram a ser desocupadas. Segundo o último balanço da Secretaria Estadual da Educação, 28 escolas continuam ocupadas. O número chegou a ultrapassar 200 escolas antes da suspensão do projeto.

 Créditos : G1 globo






O NATAL E A HISTÓRIA

HÓRUS   NASCEU  NO  DIA 25  DE   DEZEMBRO E  A  RELIGIÃO EGÍPCIA É A BASE 

FUNDAMENTAL PARA A TEOLOGIA JUDAICO-CRISTÃ.



A Luz, o Filho Adorado de Deus, Bom Pastor, Cordeiro de Deus, entre muitos outros. Depois de traído por Tifão, Hórus foi crucificado, enterrado e ressuscitou três dias depois.       


 Credito:As Escolas de Mistérios de Rodrigo Veronezi Garcia.



Feliz  Natal  -  2015!



sexta-feira, 20 de novembro de 2015

O Dia da Consciência Negra, formzalizado na Lei nº 12.519, em 2011.

A face feminina de Palmares era forte, atuante e respeitada enquanto guardiã da sabedoria ancestral da terra.
Zezé Motta como  Dandara.
Dandara, esposa de Zumbi, rainha, mãe e guerreira, foi uma mulher audaciosa, poderosa e leal. Não se sabe muito sobre sua descendência africana, o que sustenta a teoria de que teria nascido no Brasil e chegado ao Quilombo dos Palmares ainda menina. Na comunidade, plantava como todos e trabalhava na produção da farinha  de mandioca. Sabia caçar, lutar capoeira, empunhar armas e quando adulta liderou as falanges femininas do exército de Palmares.  Representação  do  arquétipo  psicológico de  Iansã, possuía  temperamento  sensual  e determinado. Muita de sua energia conquistadora foi dirigida para a criação de seus três filhos com Zumbi e, acima de tudo, para a manutenção de seu ideal de liberdade. Dandara respeitava sua ancestralidade comungando com os elementos da natureza e honrando seu papel de mãe, líder e mulher atuante na sociedade.

Mulheres negras tomam ruas e redes sociais contra duplo preconceito

Tahiane StocheroDo G1, em São Paulo
Marcha das mulheres negras contra o racismo em Brasília (Foto: Marcelo Casal Jr/Agência Brasil)
Vítimas do machismo e do racismo, elas querem atenção do Estado.O número de assassinatos de  mulheres negras aumentou  54%  em 10 anos.

“A marcha criou a partir de sua mobilização, oportunidade de diálogo real entre mulheres negras, com o fortalecimento mútuo das pautas. Ou seja, permite uma construção a partir do que nos une, não o que nos separa. “ 

Mulheres negras lideraram a manifestação. Créditos: Roberto Parizotti / Secom CUT
 Finalizo com um poema, porque a palavra cria, òrolagbara, a palavra tem poder. Gratidão por esse espaço! 
“Somos humildes sim, entre os nossos irmãos e irmãs
A eles ubuntu, nosso àse.
Mas no hostil do mundo
Erguemos nosso nariz de negra
Coluna ereta, cabeça coroada
Porque eles fingem ignorar que viemos de uma linhagem de rainhas
Somos um povo sobrevivente
Nosso ori brilha e nos protege das hienas
As mulheres negras estão em marcha, anunciamos
Quando uma sobe, leva a outra
Somos terra sagrada e fértil
Somos fortes por falta de escolha
Estamos em marcha
Estamos só  começando...”
*Juliana Gonçalves é jornalista, ativista da luta anti racista, representante do CEERT no Núcleo Impulsor do Estado de SP da Marcha das Mulheres Negras.
CRÉDITOS:  G1 e Carta Capital

SOMOS TODOS  DA  MESMA  RAÇA :  A HUMANA.
O médico declarou: “A imagem do menino de pele negra e olhos azuis, provavelmente representa um Albinismo Ocular ou Uveíte Juvenil, ambas fazem a melanina da íris tornar-se menos densa”. O garoto mora no Zimzábue e se chama Theuns. Olhos de Safira.
CRÉDITOS: Fonte: Africa Geographic Foto: Reprodução / DailyMail

Após 130 anos, ex-escravo é reconhecido como advogado por libertar 500 escravos

Luiz Gama recebeu o título de advogado postumamente, já que não pôde estudar por ser negro.



A mãe de Gama, a africana Luiza Mahin, Após participar da Revolta dos Malês e da Sabinada, foi levada ao Rio de Janeiro e nunca mais voltou, tendo sido procurada pelo filho em diversas oportunidade nos anos posteriores, mas sem conseguir encontrá-la .   Seu pai era um rico fidalgo de origem portuguesa, pertencente a uma família tradicional, e também revolucionário. Quando atingiu a pobreza extrema, em 1840, vendeu Gama como escravo, aos dez anos de idade. 

Autodidata, estudou direito com o apoio de professores da Faculdade de Direito do Largo São Francisco. Conquistou autorização para atuar nos tribunais defendendo escravos. É atribuída a Gama a frase “O escravo que mata o senhor, seja em que circunstância for, mata sempre em legítima defesa”.



Há 133 anos, morria Luiz Gonzaga Pinto da Gama, o Luiz Gama. No dia 3 de novembro, de  2015, Gama finalmente foi reconhecido como advogado pela OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), título que não pôde obter no século XIX por ser negro. Também advogado, jornalista e escritor, Luiz Gama finalmente obtém o reconhecimento como uma das personagens mais importantes na história brasileira, ainda mais pela sua intensa luta contra a escravidão no País.



Para Marcus Vinicius Furtado Coelho, presidente nacional da OAB, o evento reescreve a história do Brasil, ao considerar a importância de Gama.
Ele agora terá a ostentação do título de advogado, porque ele  foi  verdadeiramente símbolo daquele advogado que queremos para o nosso País, que luta pela justiça, principalmente em favor dos mais necessitados.
 CRÉDITOS : R7 

domingo, 11 de outubro de 2015

O Papa da Esperança - II

2. Presos cubanos

“Após vários anos sob cobrança para que divulgasse dados sobre suas prisões, o governo anunciou em 2012 que havia 57 mil detentos no país.
O número equivale a 518 presos por 100 mil habitantes, índice que supera o do Brasil (300 por 100 mil) e só é menor do que o dos Estados Unidos (698 por 100 mil)."


Jovens na recepção ao papa na chegada a Havana (Foto: Reuters)

"Outro tema sensível aos dois países: a base americana de Guantánamo. O governo cubano exige a devolução do território, ocupado pelos Estados Unidos em 1898, após a Guerra Hispano-Americana."

            Orla da capital cubana, Havana; em discurso, papa fez menção discreta a dissidentes do regime (Foto: BBC Brasil)


 3. Abertura econômica

Em célebre discurso durante a primeira viagem de um pontífice a Cuba, em 1998, o papa João Paulo 2º pediu que Cuba se abrisse ao mundo e que o mundo se abrisse a Cuba.
 (Foto: Ramon Espinosa / AP)
4. Abertura política
 ."Segundo o bispo auxiliar da capital cubana, Juan de Dios Hernandez, Francisco tem crédito de sobra com o governo cubano para abordar mesmo os temas mais delicados.Um deles poderá ser a sucessão do presidente Raúl Castro, no poder desde 2008"...

5. Sincretismo
"Embora sejam muito religiosos, os cubanos não são propriamente católicos", diz o teólogo brasileiro Frei Beto  que grande parte da população cubana se identifica com o papa e a Igreja Católica, mas pratica uma fé com muitas influências africanas, que tem na santería sua principal expressão.

Fieis marcham em procissão à Virgem da Caridade, padroeira de Cuba (Foto: FP)

Para Austen Ivereigh, que escreveu uma biografia de Francisco, o pontífice atual tem outras visões sobre o tema.
"Acho que Francisco sempre teve a visão de que, se essa é a fé das pessoas, devemos procurar Deus ali."
     Presidente dos EUA Barack Obama conversa com papa Francisco na chegada a WashingtonReuters


“Francisco e Obama têm posições coincidentes em questões como as mudanças climáticas e a defesa dos pobres, mas estão em desacordo sobre o aborto e o  casamento homossexual.”

Créditos:                                                                                                                              
Carta Capital
G1 noticias
R7 Notícias

O Papa da Esperança.


 Uma imagem...


Barack Obama o definiu como “o papa da esperança”, mas Francisco não cogita dos poderosos da Terra, dirige-se aos pobres, aos desvalidos, à maioria da população global submetida à vontade da minoria privilegiada, hoje encabeçada pelos senhores das finanças em suas diversas interpretações.

Ao recuperar a palavra de Cristo que a Igreja traiu ao se tornar manifestação do poder temporal, a mais longeva monarquia por direito divino da história, o cidadão Bergoglio revela-se estadista, reformador à beira da refundação capaz de dilatar os alcances de sua igreja, o peso e a influência e de estabelecer o justo equilíbrio entre material e espiritual.”
       Em carro aberto, papa Francisco percorre caminho  entre o aeroporto e  embaixada do Vaticano  em Havana. Passagem foi vista por 100 mil pessoas, segundo a Santa Sé (Foto: Reuters).

ASSUNTOS TRATADOS :

1. Reaproximação com os Estados Unidos

"Os governos de Cuba e dos Estados Unidos disseram que Francisco foi crucial na reaproximação que levou à retomada das relações diplomáticas entre os dois países."
 Papa Francisco e o líder cubano, Raúl Castro, durante primeiro dia da visita do pontífice (Foto: AFP)
 Em Cuba, Francisco  ouviu  apelos para  tentar  convencer o Congresso americano a derrubar o embargo econômico à ilha caribenha, que continua em vigor apesar da retomada do diálogo. Ele discursou  a congressistas em Washington  ,dia 24/09

Com Fidel, uma espécie de troca da guarda / Crédito: Nicholas Kamm/AFP 

                                                    " A viagem a Cuba e aos Estados Unidos é não só a mais comprida, também a mais importante do pontificado de Francisco..."
                  
Barack Obama e Raúl Castro dão aperto de mão na cerimônia em memória a Nelson Mandela no estádio Soccer City, em Johanesburgo, África do Suldez/2013. (Foto: ChipSomodevilla/Getty Images)

                Papa Francisco reza a primeira missa de sua visita a Cuba, na Praça da Revolução de Havana (Foto: Claudia Daut/Reuters)  



  "O papa Francisco pediu que os cubanos sirvam  às pessoas, e não às idéias, e insistiu que a importância das nações se mede em como atendem as necessidades dos mais desfavorecidos.O pontífice disse que o povo cubano tem "vocação de grandeza" e afirmou deve cuidar especialmente dos mais frágeis." 


  Os presidentes de Cuba, Raúl Castro e da Argentina, Cristina Kirchner, durante a missa em
Havana (Foto: Ismael Francisco/Cubadebate/AP)


O papa alertou para a tentação de "querer beneficiar os "'meus' em nome dos 'nossos' porque isso pode gerar uma dinâmica de exclusão.Todos estamos convidados a cuidar uns dos outros por amor".

    Créditos:                                                                                                                              
Carta Capital
G1 noticias
R7 Notícias