terça-feira, 4 de agosto de 2015

Papa Francisco : a pobreza é a nossa dívida para com a América Latina .


No seu primeiro discurso à chegada ao Equador, Pontífice defende medidas para "garantir um futuro melhor aos nossos irmãos mais frágeis e às minorias mais vulneráveis".


O PAPA FRANCISCO pediu neste dia  7/7 para que as pessoas deixem de lado as diferenças na América Latina, por meio da fé, para estender uma mão aos desfavorecidos, numa missa ao ar livre..
                    O reformador Bergoglio recupera a palavra de Cristo e o valor da Caridade, que se tornaram letra morta em largos momentos da história da Igreja .


 Ao escolher seu nome no momento de tomar assento na cadeira de Pedro, o jesuíta Bergoglio deu um claro indício dos rumos desejados para sua ação, como se a cultura própria da ordem de Inácio de Loyola se aliasse ao despojamento cristão do Pobrezinho de Assis, para assinalar o retorno à palavra de Cristo, pregador do amor ao próximo como fonte da igualdade, ideia revolucionária illo tempore até o nosso presente. 








Presidente boliviano, Evo Morales, presenteou o Papa Francisco com um crucifixo de madeira com formato de foice e martelo, símbolo comunista da união de operários com camponeses, em La Paz, na quarta (8/7) (Foto: Osservatore Romano/Reuters)

"Elas carregam a alegria e a dor de uma terra.Vocês carregam a memória de um povo",     reconheceu  ao mencionar as populações antigas do continente.

A família Goulart visita João XXIII em 1962 e, talvez sem querer, antecipa Morales

                                     (...) Regresso súbito ao Brasil em 1961. Jânio renuncia e seu vice, João Goulart, é tido em odor de comunismo pelos senhores da casa-grande e por seu porta-voz, a mídia nativa, sempre alerta. (..)
 Uma caixa de madeira forrada de veludo e ricamente entalhada é o presente de Goulart ao papa Roncalli. João Vicente, incansável na evocação da figura paterna, ouviu de Darcy Ribeiro uma história, publicamente divulgada em um livro (Invenção e Descaminho, Editora Avenir, 1978). Autor da caixa, o marceneiro Manoel, o qual, tempo depois da visita de Jango ao Vaticano, procurou Darcy, então chefe do Gabinete Civil da Presidência, e confessou, não sem candura: “No fundo da caixa, entalhei a foice e o martelo”. Comentaria Darcy, ao recordar: “Naquele palácio, o único comunista era mesmo o seo Manoel”. 

"As ideologias sempre terminam em ditaduras"

                                                               (Foto: Reuters)
O papa Francisco recriminou no dia 18/07,no Paraguai  todas as ideologias ao considerar que elas acabam se transformando em ditaduras, ao falar a representantes da sociedade civil em um encontro no estádio León Condou de Assumção.
"As ideologias terminam mal, não servem. Não assumem o povo, por isso pensem no século passado, em que terminaram as ideologias, em ditaduras, sempre", enfatiza.

CREDITOS:  REVISTA CARTA CAPITAL.



O estadista solitário

O PAPA VERDE 



                                     A nova encíclica de Francisco critica a degradação humana e ambiental e os privilégios ao setor financeiro .inShareFilippo Monteforte/AFP

A destruição da natureza  e  a miséria  tem a mesma raiz, destaca texto da suposta encíclica.
Segundo o papa, falar de poluição e mudança climática, ou de perda da biodiversidade, significa não só focalizar os abusos cometidos contra a natureza, mas refletir sobre a cultura do descarte ou evidenciar que as primeiras vítimas desses fenômenos são os pobres. Ao mesmo tempo, escreve, o “acesso a água potável e segura é um direito humano essencial, fundamental e universal, porque determina a sobrevivência das pessoas”.
Nítida, por consequência, a oposição a todas as formas de privatização da água.(...)
 Não existem duas crises separadas, a ambiental e a social, mas uma só e complexa crise  socioambiental.” Degradação do meio ambiente e pobreza são os dois lados da mesma moeda.
O passo para enfrentar os desafios cruciais da contemporaneidade é breve: “A política não deve se submeter à economia, e esta não deve se submeter aos ditames e ao paradigma eficientista da tecnocracia. Pensando no bem comum, hoje é imperioso que a política e a economia, em diálogo, se coloquem decididamente a serviço da vida humana.  A salvação dos bancos a todo custo, fazendo a população pagar o preço, sem a firme decisão de rever e reformar o sistema inteiro, reafirma um domínio absoluto da finança que não tem futuro e só poderá gerar novas crises depois de longa, custosa e aparente cura”. 
  
O teólogo Leonardo Boff comenta a encíclica "verde" escrita pelo papa Francisco. Brasileiro destaca que documento é inspirado em teólogos latino-americanos que ficaram ao lado dos pobres.
The Official Government News Portal Of Sri Lanka
Papa pede ação rápida para salvar planeta e critica consumismo em encíclica
Papa Francisco  é hoje em dia o único, grande estadista de dimensões mundiais, reformador determinado, corajoso, inspirado. Óbvio nele o propósito de reparar os males provocados à Igreja Católica pelos pontificados de João Paulo II e Bento XVI, dignos da politicagem e da devassidão das cortes papais da Renascença e responsáveis por uma conspícua  evasão de fiéis. A par disso, entretanto, é ele quem se ergue contra o que define como a “ditadura sutil” imposta à humanidade pelo poder do dinheiro, para aprofundar vertiginosamente o abismo entre ricos e pobres.


CREDITOS:  REVISTA CARTA CAPITAL.

domingo, 2 de agosto de 2015

Pessoas mortas por racismo em igreja de Charleston, Carolina do Sul, EUA.


          O presidente norte-americano Barak Obama discursou e cantou durante o funeral do senador e pastor Clementa Pinckney, de 41 anos, realizado no dia 26/07 na cidade de Charleston, Carolina do Sul.
                                                 Obama canta 'Amazing Grace' em discurso durante funeral do senador Clementa Pinckne  sexta-feira (26/7) em Charleston .(Foto: REUTERS/Brian Snyder)




   'Amazing Grace'

Graça Maravilhosa! como doce o som .Que salvou um miserável como eu 
Eu estava perdido, mas agora fui encontrado .Estava cego, mas agora eu vejo Foi a graça que ensinou meu coração a temer. E a graça aliviou meus medos. Quão preciosa foi a graça quando apareceu a hora em que eu acreditei.Através de muitos perigos, labutas e armadilhas eu já vim ' . Tua graça que trouxe-me seguro, até agora. E graça vai me levar para casa.O Senhor prometeu o  bem para mim. Sua palavra minha esperança protege. Ele será meu escudo e proteção . Enquanto a vida perdura .E quando esta carne e coração  falhar e vida mortal deixar o corpo,nossa  aIma   possuirá dentro do vale uma vida de alegria e paz.Quando nós estivemos lá 10 mil anos brilhante, brilhando como o sol. Não teremos menos dias para cantar à Deus o  louvor do início, quando  começamos. 

  Pinckney foi uma das nove vítimas do ataque  à Emanuel African Methodist Church promovido por um atirador que passou uma hora em um grupo noturno de estudos da Bíblia na igreja antes de abrir fogo  no  último dia 17/07.
           O tiroteio de Charleston, um dos piores na história recente dos EUA,chocou o país reavivando os debates sobre as tensões raciais, a legislação das armas e ainda sobre a bandeira confederada do Sul, considerada por muitos como um símbolo racista.   



O atirador se sentou com os fiéis por cerca de uma hora antes de abrir fogo durante uma sessão de estudos bíblicos. Wooten disse que antes de se tornar violento o atirador foi aceito pelo grupo, que achou que ele queria se juntar aos estudos. O suspeito de cometer o ataque, identificado pelo FBI como Dylan Storm  Roof  foi  detido pela polícia em Shelby, na Carolina do Norte,  e recebeu nove acusações por mortes e outra por posse  de arma.


Dylan e a bandeira  Confederada.Símbolo de racismo nos EUA.

O suspeito Dylann Roof em rede social mostrao jovem de 21 anos com uma jaqueta com bandeiras
bordadas à esquerda: a bandeira da África do Sul naépoca do apartheid (topo) e a da Rodésia, antigo
estado não reconhecido que imitou o apartheid(Foto: Reprodução/Facebook/Dylann Roof)

Segundo registros de cortes locais, Dylann havia sido fichado por um crime relacionado a drogas e outro de invasão de propriedade em março e abril deste ano. Ele vivia na região de Columbia, capital da Carolina do Sul

          Em seu discurso ,no dia 26/07,   Obama se referiu à bandeira confederada como uma "lembrança da subjugação racial" nos Estados Unidos.
 Também afirmou que por muito tempo os Estados Unidos foram cegos para "injustiças do passado que ainda moldam o presente". Também disse que seria uma traição à memória de Pinckney se o país não abordasse questões como racismo e violência armada.

H omem se emociona diante de flores deixadas no limite estabelecido pela polícia perto da Igreja Emanuel AME, em homenagem às vítimas do tiroteio no bairro de maioria negra em Charleston (Foto: David Goldman/AP) 





CREDITOS : G1 Notícias.


Saiba quem são as vítimas do atirador na igreja de Charleston



                               
                                
O senador e reverendo Clementa Pinckney, morto em
ataque a igreja de Charleston
(Foto: Grace Beahm/The Post and Courier via AP) 

Reverenda Sharonda Coleman-Singleton, de 45 anos, era pastora na igreja e também técnica de atletismo em uma escola de ensino médio.
    

   Sharonda Coleman-Singleton (Foto: Reprodução/Facebook/Sharonda Coleman-Singleton)

Cynthia Hurd, de 54 anos, era gerente da St. Andrews Regional Library, uma biblioteca que fica perto da igreja.

Cynthia Hurd (Foto: Reprodução/Flickr/Charleston County Public Library)


 (Foto: Courtesyof Najee Washington) Ethel Lance, de 70 anos, trabalhava na igreja havia 30 anos, de acordo com um parente que falou ao jornal “Post and Courier .



 Myra Thompson, de 59 anos, era membro ativa da irmandade Delta Sigma Theta, da Howard University, segundo o jornal “Greenvill News”. Era mulher do reverendo Anthony Thompson, da Holy Trinity REC Church, em Charleston.
   Susie Jackson tinha 87 anos, era prima de  Ethel Lance e frequentava a Emanuel Church havia décadas.


                                                          (Foto: Reprodução/Facebook/Tywanza Sanders) Tywanza Sanders, a vítima mais jovem, tinha 26 anos e se formou em 2014 na Charleston’s Allen University.




                                                  Middleton Doctor ((Foto: Leigh Thomson/Southern Wesleyan University via AP)


O atirador se sentou com os fiéis por cerca de uma hora antes de abrir fogo durante uma sessão de estudos bíblicos. Wooten disse que antes de se tornar violento o atirador foi aceito pelo grupo, que achou que ele queria se juntar aos estudos. O suspeito de cometer o ataque, identificado pelo FBI como Dylan Storm  Roof  foi  detido pela polícia em Shelby, na Carolina do Norte,  e recebeu nove acusações por mortes e outra por posse  de arma.


CREDITOS : G1 Notícias.