segunda-feira, 31 de julho de 2017

Avenida Paulista tem protesto contra a corrupção na política e a favor da Lava Jato


"Ato neste domingo, 30, também pediu a saída do presidente Michel Temer..."


Por G1 SP
30/07/2017 11h05  

"Manifestantes fizeram um protesto na Avenida Paulista contra a corrupção na política e em apoio à operação Lava Jato neste domingo (30). O ato foi realizado pelo movimento “Quero um Brasil ético”. O protesto começou por volta das 10h e terminou às 14h40."


Manifestantes fazem protesto em São Paulo contra a corrupção

"O ato foi convocado pelas redes sociais e defende o que os participantes chamam de uma faxina no Congresso. O protesto tem também como objetivo fazer uma pressão para que os deputados aprovem a continuidade do inquérito contra o presidente Michel Temer – a votação é na quarta-feira (2). Além disso, o protesto apoia a Operação Lava Jato e é contra o financiamento público de campanhas eleitorais."
O jurista Hélio Bicudo (centro) discursa em ato contra a corrupção (Foto: Reprodução/TV Globo)

"O jurista Hélio Bicudo, um dos autores do pedido de impeachment da presidente Dilma Roussef, está no protesto. “Não é possível aguentarmos mais o que está acontecendo com o nosso país”, disse Bicudo durante o ato."

Modesto Carvalhosa

"O também jurista Modesto Carvalhosa aproveitou o ato para lançar sua candidatura indireta à presidência da República (caso Temer seja afastado definitivamente, a Constituição prevê a eleição indireta, em que apenas parlamentares votam na definição de um novo presidente da República)."

"O humorista Marcelo Madureira, do Casseta e Planeta, discursou em cima do carro de som."


Transcrito do  site abaixo:

http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/avenida-paulista-tem-protesto-contra-corrupcao-na-politica-neste-domingo.ghtml


Flip 2017: Conceição Evaristo e Ana Maria Gonçalves falam de racismo e feminismo.

Em mesa neste domingo, autoras discutiram papel da mulher negra na literatura brasileira. Encontro teve tom de 'arquivo confidencial'.


Por Luís Filipe Pereira, G1, Paraty
30/07/2017 15h33  

Conceição Evaristo (à esquerda) e Ana Maria Gonçalves em debate sobre literatura e feminismo na Flip 2017 (Foto: Divulgação/Flip)

A proposta era prestar "um tributo a outras vozes femininas africanas e da diáspora negra", mas a mesa "Amadas" foi além.

O debate que abriu neste domingo (30) o último dia de programação da 15ª Festa Literária Internacional de Paraty (Flip) reuniu Ana Maria Gonçalves, autora de "Um defeito de cor" (Record), e Conceição Evaristo, ganhadora do Prêmio Jabuti e descrita como "uma das principais vozes da memória negra brasileira".

"Que a gente comece a pensar a literatura indígena e negra como algo integrado à literatura brasileira", pediu Ana Maria Gonçalves, já no início da mesa, dando o tom que a conversa teria.

"Feminismo, racismo e migrações estão concentrados nessa Flip sem perder o foco. Por mais curadores femininos e negros."

A organização adotou uma dinâmica diferente, dando ares de "arquivo confidencial" ao encontro. Fotos no telão relembraram a trajetória de Conceição desde a infância. Ao tentar explicar o conceito de "escrivência"', a autora mineira propôs uma mistura de música e escrita.

"Tudo que eu produzo é marcado pela minha experiência de mulher negra brasileira. Devemos pensar não somente no texto escrito, me encanta a musicalização. Ninguém chora diante de um dicionário. Ele tem palavras, mas não comove. O texto age de uma forma mais dinâmica."

"As referências às mulheres negras viriam em seguida, puxadas por Conceição."(...)


Transcrito do  site abaixo:



Lázaro Ramos é o autor mais vendido da Flip e Scholastique Mukasonga fica em 2º; veja lista.

Com o autobiográfico 'Na minha pele', ator e escritor liderou vendas na livraria oficial do evento. Autora de Ruanda teve dois livros no top ten.


Por Cauê Muraro, G1, Paraty
30/07/2017 20h15  

Lilia Schwarcz e Lázaro Ramos na abertura da Flip 2017 (Foto: Divulgação/Flip)

"O livro "Na minha pele" (Objetiva) foi o mais vendido na livraria oficial ao longo dos cinco dias da 15ª Festa Literária Internacional de Paraty (Flip), que se encerrou neste domingo (30)."

"A obra é uma mistura de memórias e reflexões sobre racismo, dentre outros assuntos. Ou uma "provocação", como disse o autor em recente entrevista ao G1."
Em segundo lugar na lista de best-sellers da Flip 2017 (veja, abaixo, os dez mais vendidos), ficou "A mulher dos pés descalços" (Nós), de Scholastique Mukasonga. No evento, a autora foi muito aplaudida ao contar sua história pessoal, dizendo: "O genocídio de Ruanda fez de mim uma escritora".

"Uma outra obra da mesma autora, "Nossa senhora do Nilo" (Nós) ficou em quinto lugar no top ten da livraria do evento."

"O pódio teve ainda "Com o mar por meio - Uma amizade em cartas" (Companhia das Letras), que registra as correspondências de dois grandes autores: o brasileiro Jorge Amado e o português José Saramago, ganhador do Prêmio Nobel de Literatura."

"De acordo a gerente da livraria Travessa, Natalie Lima, o número de exemplares vendidos foi 30% maiores do que em 2016. Ela não forneceu, no entanto, números detalhados. No ano passado, quando a bielorrussa Svetlana Alexiévitch terminou best-seller, o totall de vendas foi de 15.346 exemplares."    (...)

Transcrito do site abaixo:

quinta-feira, 20 de julho de 2017

ATAQUE

 

“Dirigentes da CUT do Ceará são mantidos reféns após invasão de sede.”

“Funcionários e lideranças da Frente Brasil Popular realizavam reunião nesta quinta (20) sobre ato em defesa de Lula.”


Brasil de Fato | São Paulo (SP) -20 de Julho de 2017 às 16:25

Sindicalista em uma das manifestações convocadas pela CUT / Agência Brasil


“Na manhã desta quinta-feira (20), cerca de oito homens encapuzados e armados invadiram a sede cearense da Central Única dos Trabalhadores (CUT), em Fortaleza (CE). No momento do ataque, dirigentes da CUT, funcionários e membros da Frente Brasil Popular realizavam uma reunião para acertar os últimos preparativos de um ato em defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
“Os homens que invadiram o local portavam revólveres e estiletes, em uma ação durou por volta de 40 minutos. Durante a invasão, o presidente da CUT-CE, Will Pereira, e outras pessoas que estavam no local foram mantidas reféns.”
“Notebooks, celulares e objetos pessoais foram levados, mas os sindicalistas suspeitam da intenção dos invasores pelo assalto ter ocorrido no momento em que os militantes se organizavam para o ato em defesa de Lula. A manifestação está marcada para ocorrer na tarde desta quinta-feira. Andrea Oliveira, secretária estadual de Comunicação do PcdoB-CE, que também estava na sede no momento do ocorrido, relata que os invasores sabiam nomes de alguns dirigentes, chegando a ameaçar o tesoureiro de morte.”
“Além do ataque à sede da CUT, outro caso de violência contra um sindicalista também ocorreu no estado nesta quinta-feira. O bancário Jorge Costa Ferreira foi baleado na cabeça enquanto saia da sede do Sindicato dos Bancários do Ceará. Ferreira não resistiu e faleceu.”
“A CUT Ceará divulgou nota pública denunciando o ataque e convocou uma coletiva de imprensa, com participação das vítimas, com o intuito de discutir e cobrar esclarecimentos sobre a invasão.”
Edição: Rute Pina
Transcrito do site abaixo.
https://www.brasildefato.com.br/2017/07/20/dirigentes-da-cut-do-ceara-sao-mantidos-refens-apos-invasao-de-sede/


 BH tem manifestação   

“Ato foi na Praça Afonso Arinos, no Centro da capital mineira.”

 Por G1 MG, Belo Horizonte
 Grupo se manifesta em apoio ao ex-presidente Lula em Belo Horizonte (Foto: Reprodução/TV Globo)


“Manifestantes se reuniram na tarde desta quinta-feira (20), em Belo Horizonte, para protestar contra o presidente Michel Temer(PMDB), pedir eleições diretas para presidente e em solidariedade ao ex-presidente Lula (PT), condenado recentemente pelo juiz Sérgio Moro."

"Segundo o batalhão de trânsito da Polícia Militar, às 18h, cerca de 200 pessoas estavam na Praça Afonso Arinos, no centro da Capital mineira.”

“O ato foi convocado pela Frente Brasil Popular. Também estavam presentes representantes de movimentos sociais, estudantis e partidos políticos.”
“Desta vez, o protesto não saiu em passeata. Por volta das 19h30, o carro de som já havia deixado o local e o ato terminado.”




SÃO PAULO


“O ato começou por volta das 17h em frente ao Museu de Arte de Sao Paulo (Masp) e bloqueou a circulação de carros nos dois sentidos da avenida. A PM e a organização não tinham o número de participantes até as 18h30.”

“A manifestação foi convocada pela Central Única dos Trabalhadores (CUT) e também pedia eleições diretas para a Presidência da República e era contra a implementação da reforma trabalhista.”

Manifestantes na Avenida Paulista (Foto: Glauco Araújo/G1)

Além da CUT, participaram do ato diversas entidades sociais e sindicais, como a Frente Povo Sem Medo, Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST), os sindicatos dos Professores da Rede Estadual (Apeoesp) e da Municipal (Simpeem), e partidos de esquerda. (...)”

 http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/manifestantes-protestam-contra-o-governo-temer-e-em-defesa-de-lula-em-sp.ghtml.


"Centro de Salvador reúne mais de 5 mil manifestantes em defesa da democracia."

Para militantes, a condenação de Lula é um dos símbolos da violação do estado democrático.


Salvador-BA - 20 de Julho de 2017 às 19:48
A Praça Campo Grande, no centro ficou tomada de bandeiras / Jamile Araújo

“Em Salvador, Bahia o ato contra as medidas do governo golpista de Michel Temer e em defesa da democracia teve início por volta das 4 horas da tarde, na Praça Campo Grande, no centro.” 
“Cerca de 5 mil manifestantes expressaram a indignação contra as reformas que retiram direitos conquistados pelos trabalhadores através de bandeiras e palavras de ordem.” (....)
Edição: Camila Salmazio






quarta-feira, 12 de julho de 2017

RETROCESSO


“Senado aprova reforma trabalhista; texto segue para sanção presidencial”
"Reforma é para precarizar relações de trabalho e ampliar lucro dos empresários", diz senador; destaques foram vetados
Redação

Brasil de Fato | São Paulo- 11 de Julho de 2017 às 19:49
Plenário do Senado Federal durante sessão deliberativa extraordinária destinada à votação da Reforma Trabalhista PLC 38/2017 / Edilson Rodrigues/Agência Senado
Atualizada às 23h15

“Com 50 votos a favor, 26 contra e uma abstenção, a proposta de reforma trabalhista foi aprovada no Senado Federal nesta terça-feira (11). O texto agora segue para a sanção do presidente golpista, Michel Temer (PMDB), que prometeu fazer modificações no conteúdo do projeto.”
“A oposição tentou aprovar três destaques (propostas de alteração do projeto) para excluir a prevalência do negociado sobre o legislado, a possibilidade de gestantes e lactantes trabalharem em locais insalubres e o trabalho intermitente. A proposta foi vetada por 44 votos a 25.”
"Votar esse texto principal já é um absurdo pelas ofensas que ele comete contra os trabalhadores", afirmou o senador Randolfe Rodrigues (REDE-AP), no plenário.
“Enviado pelo governo ao Congresso Nacional no ano passado, o PLC 38/2017 altera mais de 100 trechos da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). O texto é o mesmo que foi aprovado pela Câmara dos Deputados, em abril, com parecer do deputado federal Rogério Marinho (PSDB-RN).”

"A reforma é para precarizar as relações de trabalho e ampliar o lucro dos empresários", ressaltou o senador Humberto Costa (PT-PE).(...)
Edição: Vanessa Martina Silva
https://www.brasildefato.com.br/2017/07/11/senado-aprova-reforma-trabalhista-texto-segue-para-sancao-presidencial/

   "Com reforma trabalhista empresários não terão a quem vender", diz economista

“Economista e professor da Unicamp comenta a aprovação do regime de urgência para a votação da reforma trabalhista.”
Marilu Cabañas
Rádio Brasil Atual - 06 de Julho de 2017 às 10:12
Economista fala na 15ª Conferência Nacional de Saúde em 2015 / Elza Fiuza/Agência Brasil.

“Marcio Pochmann, economista e professor da Unicamp, comenta a aprovação do regime de urgência para a votação da reforma trabalhista, marcada para a próxima terça-feira.”
“Pochmann destaca que a aprovação dessa reforma vai piorar a vida do trabalhador, pois, entre outros pontos, ela dá mais força ao empregador, o que vai dificultar a possibilidade de negociação.”
O economista considera que a reforma não acabará beneficiando os empresários no Brasil: "O custo de contratação, é renda, é salário para o trabalhador. Portanto, se há redução desse custo, o empresário terá dificuldades de vender seu produto, prestar seu serviço, pois não há consumo, consumidor e demanda na economia como um todo para sustentar o aumento da produção".
Edição: Rádio Brasil Atual 
Transcrito do site abaixo:
 https://www.brasildefato.com.br/2017/07/06/o-custo-do-trabalho-no-brasil-e-menor-que-o-da-china-avalia-economista/

 “Quem é o empresário milionário que fez a reforma trabalhista passar irretocada?

“Sob seu comando, a Comissão levou as discussões a toque de caixa.”
Helena Borges - The Intercept- 08 de Junho de 2017 às 10:07

Entender quem é Jereissati é entender as possibilidades que o futuro da reforma reserva aos direitos dos trabalhadores brasileiros. / Pedro França/Agência Senado.

“Um representante patronal: empresário dono de companhias em diferentes áreas, com um patrimônio estimado em aproximadamente R$400 milhões, acionista com investimentos em diversos bancos dentro e fora do país. O senador Tasso Jereissati (PSDB-CE) é o presidente da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), onde foi concluída ontem a primeira fase de discussões e análises da Reforma Trabalhista no Senado. Sob seu comando, a Comissão levou as discussões a toque de caixa, a leitura de relatórios foi cortada e todas as possíveis emendas ao projeto de lei foram vetadas. Agora, ele se volta para o plenário, para onde retornará também a proposta da reforma, após passar pelas comissões de Assuntos Sociais (CAS) e de Constituição e Justiça (CCJ). Entender quem é Jereissati é entender as possibilidades que o futuro da reforma reserva aos direitos dos trabalhadores brasileiros.”(...)

https://www.brasildefato.com.br/2017/06/08/quem-e-o-empresario-milionario-que-fez-a-reforma-trabalhista-passar-irretocada/


"Fora, Meireles: o inimigo do povo!"
O Mercado agora deseja colocar um presidente de imagem limpa porque o importante são as reformas!
Samuel Pinheiro GuimarãesBrasil de Fato | São Paulo
10 de Julho de 2017 às 18:57

Presidente golpista, Michel Temer, e Henrique Meirelles no Jantar do Fórum de Investimentos Brasil 2017 / Marcos Corrêa/PR

O Senhor Henrique Meirelles, Ministro da Fazenda, ex-presidente do Bank of Boston e durante vários anos presidente do Conselho da J e F (de Joesley), de onde saiu para ocupar o Ministério da Fazenda, procura, à frente de uma equipe de economistas de linha ultra neoliberal, implantar no Brasil, na Constituição e na legislação uma série de “reformas” para criar um ambiente favorável aos investidores, favorável ao que chamam de “Mercado”. 
“O Senhor Henrique Meirelles já declarou, de público, que se o Presidente Temer “sair” ele continua e todos os jornais repetem isto, com o apoio de economistas variados e empresários, como o Senhor Roberto Setúbal, presidente o Itaú.”
Estas “reformas” são, na realidade, um verdadeiro retrocesso econômico e político e estão trazendo, e trarão, enorme sofrimento ao povo brasileiro e grande alegria ao “Mercado”.

“Enquanto crucificam o povo brasileiro e em especial os mais pobres, os trabalhadores e os excluídos, o debate político fica centrado na corrupção, desviando a atenção da classe média e dos moralistas, em torno de uma verdadeira “novela” com heróis e bandidos.” (...)
 https://www.brasildefato.com.br/2017/07/10/fora-meireles-o-inimigo-do-povo/